sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A instalação de um Instituto Confúcio para o ensino de mandarim é a principal proposta do acordo firmado com a Universidade estadual. Nesta sexta, a comitiva da Universidade de Shandong participa de uma reunião técnica para elaboração do projeto pedagógico do curso com professores do CCNT.

A Universidade do Estado do Pará assinou acordo de cooperação com a Shandong Normal University (SDNU), da China, na manhã desta quinta-feira, (8), no prédio da Reitoria,  em Belém. Este é o primeiro passo para a instalação de um Instituto Confúcio no Estado, que pode vir a ser o sétimo do Brasil e o primeiro no norte-nordeste do país.


O Instituto visa o ensino do idioma mandarim e a difusão da cultura chinesa em diversos países. No Estado do Pará, o estabelecimento do Instituto é resultado de uma visita do governador, Simão Jatene, à China, em 2012, e chega visando o fortalecendo as relações comerciais entre os países. “Nós assinamos o acordo e esperamos que a cooperação comece agora entre as duas instituições. Esta é a primeira etapa para fazer futuras colaborações e acordos específicos no sentido de trocas de tecnologias, intercâmbio de professores e alunos e pesquisas em conjunto”, espera o reitor da SDNU, professor Yanxiu Zhao.
A previsão é o que curso de mandarim seja ofertado a alunos da Uepa e aos interessados da comunidade externa, a partir de 2014. Antes disso,  o projeto executivo será submetido à embaixada da China e posteriormente,  enviado à sede do Instituto Confúcio,  em Pequim, para formalização.

“Para nossa Universidade é um avanço não só nas relações internacionais como também para contribuir nessa aproximação da China com outros países, como o Brasil, e especialmente o Estado do Pará. Vai ser um ganho não só para os nossos alunos, possibilitando a inserção neles no curso de mandarim, como também para que os jovens interessados possam se inserir nos acordos de cooperação”, explicou o reitor da Uepa, Juarez Quaresma.

Fonte: UEPA.com


Blog da Sorriso com informações sobre política, famosos, esportes, canais de beleza, saúde e vídeos * Blog da Rádio Sorriso

0 comentários:

Postar um comentário