segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

http://3.bp.blogspot.com/-FAjt5HGVZvo/UqM45y-LdHI/AAAAAAAAIEg/rZ6wLBEObDY/s1600/IMG_20131207_091427_0.jpgDurou sete meses a reforma total da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar do Estado do Pará (9ª CIPM) de São Miguel do Guamá, nordeste paraense. As obras no local, onde antes funcionava uma delegacia, com apenas três celas e uma sala destinada ao policiamento no município, recebeu recursos totais de R$ 398.115,62 e está em fase conclusiva, com previsão de entrega para o final de dezembro. As melhorias fazem parte do projeto do Governo do Estado do Pará para potencializar os serviços do Sistema de Segurança Pública do Pará (SISP) no interior paraense.

O trabalho de engenharia, realizado pela empresa Serviços Total Ltda, foi concluído três meses antes do previsto e contemplou o prédio como um todo. Segundo o capitão Galhardo, comandante da 9ª CIPM, a obra foi bastante complexa, pois o prédio estava com a estrutura comprometida. “Antes da reforma foi solicitado um laudo técnico ao Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves” e ao Corpo de Bombeiros Militar, e ambos condenaram a obra. Havia risco de incêndio e comprometimento estrutural e isso nos preocupava muito. Com a reforma, o prédio foi 100% revitalizado e em breve abrirá suas portas à comunidade local”, explica.

Além da revitalização externa, as melhorias contemplaram áreas como recepção, banheiros, copa, cozinha, alojamentos, telhado, instalações elétricas e hidráulicas, assim como uma nova área construída para dar suporte ao setor administrativo. “Nossa companhia também recebeu renovação de piso e telhado e agora será climatizada com novas centrais de ar em substituição aos equipamentos quebrados ou em péssimo funcionamento”, conta Galhardo.

Para Luiz Jorge Onça, 49, liderança comunitária das zonas rurais Carrapatinho, Acari e Quatro Bocas, que também ocupa o cargo de presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, a reforma da 9ª Companhia diminuirá o distanciamento entre polícia e sociedade. “Hoje, a gente que trabalha no interior finalmente vê a polícia de São Miguel com perspectivas de mudança. A inauguração desse prédio mudará nossa história. Os policiais terão mais condições de trabalho e isso trará benefícios reais a todo o município e também para nós, que vivemos a 10 quilômetros da cidade”, declara.

Segundo Carmem Menezes, presidente do Conselho de Segurança Pública (Conseg) de São Miguel, que também atua de forma integrada à Polícia Militar na elaboração de diagnósticos e prevenção da violência no município, as mudanças proporcionarão maior diálogo com a sociedade. “As melhorias estruturais já começam pelas condições oferecidas para que os policiais trabalhem melhor, pois tendo um local mais adequado para se alojar, descansar e se alimentar, os agentes poderão atender melhor nossa comunidade”, enfatiza.

Com os investimentos do Governo do Estado em São Miguel, feitos por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Pará (Segup), a população já se sente mais segura. É o que conta o radialista Tony Pereira, 70, antigo morador da cidade. “O povo está mais tranquilo e satisfeito com esse olhar especial do governo Simão Jatene para o nosso município. Eu entendo que é difícil zerar a criminalidade, isso nunca vai acontecer, mas acredito que a violência pode ser prevenida antes de ser combatida. E aqui em São Miguel os criminosos têm pensado duas vezes antes de cometer seus delitos. A nova companhia é um presente para nós”.
Categories:


Blog da Sorriso com informações sobre política, famosos, esportes, canais de beleza, saúde e vídeos * Blog da Rádio Sorriso

0 comentários:

Postar um comentário