sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Imprevisível por natureza, impressionante pela surpresa. O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014, realizado nesta sexta-feira (6) na Costa do Sauipe (BA) definiu os confrontos do torneio, que acontece entre 12 de junho e 13 de julho. O Brasil ficou em um grupo considerado razoável, com Croácia, México e Camarões. Mas três campeões mundiais acabaram caindo na mesma chave.
 
Jefferson Bernardes/VIPCOMM
Depois de muito espetáculo e festa, o sorteio só foi iniciado com a entrada do secretário-geral da Fifa, Jêróme Valcke. Ele convidou seus “assistentes”, um time de craques que foi colocado em cada um dos potes da solenidade.

A primeira definição importante saiu no Grupo D. O Uruguai foi o sorteado para receber a seleção europeia que excedeu do pote 4 para o pote 2. Nada mais, nada menos que a Itália. O “Grupo da morte” se confirmou depois, com a entrada da Inglaterra. A Costa Rica ficou como azarão da chave.

O primeiro africano foi sorteado para o grupo do Brasil. Camarões fará a última partida da fase de grupos, em Brasília (DF). Depois foi definido o segundo jogo da seleção nacional, que será contra o México, em Fortaleza (CE). A estreia ficou por último, para o pote das seleções europeias. A Croácia abre o torneio no dia 12 de junho, em São Paulo (SP).

Veja como ficaram os grupos – Imagens: TV Cidade Verde
 

O show

A festa começou com uma homenagem a Nelson Mandela, líder sul-africano que faleceu ontem. Um vídeo com momentos de Mandela antes da Copa de 2010, na África do Sul, foi exibido ao público.

Depois de um vídeo que mostrou todos os ritmos e regiões do Brasil, o show teve início com o samba de Alcione com o rapper Emicida. Ao interpretar “Brasil Pandeiro”, do grupo Novos Baianos, Emicida inseriu na letra uma homenagem a Mandela.

Na sequência, a presidente da República, Dilma Rousseff, e o presidente da Fifa, Joseph Blatter. Eles fizeram um minuto de silêncio por Mandela. “O Brasil e o povo brasileiro se inclinam diante de sua memória”, disse Dilma.

Veja fotos do show do sorteio - Jefferson Bernardes/VIPCOMM


O garoto Tiago, de apenas 11 anos, atuou no vídeo que fez uma viagem pelas edições do mundial, relembrando todos os últimos 19 títulos.

Em seguida, técnico da Espanha, Vicente del Bosque, entregou a taça que será entregue ao campeão de 2014.

Vanessa da Mata e Alexandre Pires entraram no palco e interpretaram o samba “1 a 0″, clássico de Pixinguinha.

Continuando o protocolo, vídeos apresentaram as 32 seleções classificadas para o torneio. Depois chegaram Ronaldo, pentacampeão em 2002, a craque Marta e o ex-jogador Bebeto, tetracampeão em 1994. Os dois últimos entraram no palco com o mascote, o tatu-bola Fuleco.

Aumentando a expectativa para o sorteio, mais um espetáculo. A companhia de dança Deborah Colker, premiada internacionalmente, fez uma adaptação do espetáculo “Velox” para o futebol.

Fora do sorteio dos potes, Pelé participou apenas da solenidade e foi entrevistado. “Eu tenho uma confiança muito grande no Brasil. Acho que o Brasil vai disputar a final”, disse o tricampeão mundial, recordando seu pai chorando a derrota para o Uruguai na final de 1950. “Eu não quero que meus filhos me vejam chorando nessa Copa, não”.

As 12 cidades-sedes foram representadas com seus pontos turísticos e sua gente. O vídoe só mostrou os seis estádios já concluídos.

Margareth Menezes fechou o show com o Olodum, no ritmo da Bahia.
Categories:


Blog da Sorriso com informações sobre política, famosos, esportes, canais de beleza, saúde e vídeos * Blog da Rádio Sorriso

0 comentários:

Postar um comentário