sexta-feira, 6 de setembro de 2013


 


 


Que músicas Bruce Springsteen vai pinçar de 40 anos de carreira? Justin Timberlake vai revelar músicas do disco novo, que sai em outubro? E Alicia Keys, vai arriscar "Empire state of mind" sem Jay Z? Só após o Rock in Rio vai ser possível cravar as respostas. Mas com repertórios de shows recentes, é possível ter ideia do que esperar.

As músicas mais tocadas em shows neste ano das 14 maiores atrações do Rock in Rio (veja nos links abaixo). As playlists foram feitas com base no site colaborativo Setlist.fm, que indica repertórios de shows. Existem artistas variam mais o repertório, como Springsteen, e outros que o mantêm constante, como o Iron Maiden. A banda de metal ainda não mudou o setlist em 2013. Mas, como em todo show, pode haver surpresas, especialmente em um grande festival.

Beyoncé se apresenta no festival 'The Sound of Change' no estádio Twickenham, em Londres, neste sábado (1º). O show faz parte de uma campanha em defesa da mulher organizada pela Chime for Change, fundada por Salma Hayek, Frida Giannini e Beyoncé. (Foto: REUTERS/Neil Hall)Beyoncé

Beyoncé em Londres. (Foto: Reuters/Neil Hall)
A mulher de Jay Z ainda não começou um show da atual turnê com uma música que não seja "Run the world (girls)". No show que costuma ter 23 músicas, há pouca variação no repertório. Uma das surpresas deste ano rolou em quatro noites na Europa, em que ela tocou "Say my name", do Destiny's Child - mas a sessão nostalgia não aconteceu em outras cidades.

O DJ francês David Guetta (Foto: Divulgação) 

 David Guetta
O DJ francês David Guetta (Foto: Divulgação)
O repertório de David Guetta é difícil de ser reconhecido, visto que ele mistura e modifica várias canções. Mas "Play hard", que teve clipe lançado em abril, é bastante presente nos últimos shows. Guetta gosta de desconstruir hits de rock, como "Song 2", do Blur, "Wonderwall", do Oasis e "Ain't talking 'bout love", do Van Halen, em versões eletrônicas dançantes.
 



Matt Bellamy, do Muse, se apresenta no Lollapalooza em Chicago nesta sexta-feira (5) (Foto: Reuters) Muse

 
Matt Bellamy do Muse toca nos EUA (Foto: Reuters)
O Muse não se intimida frente a grandes públicos e geralmente toca muitas músicas novas. Dentre as atrações do Palco Mundo, o trio é um dos que se arrisca mais. Cerca de 40% do repertório dos shows recentes do Muse é do disco recente "The 2nd law". Resta saber se vão manter essa proporção no Brasil, onde não são tão conhecidos como na Europa.
  

Florence and the Machine se apresenta no festival 'The Sound of Change' no estádio Twickenham, em Londres, neste sábado (1º). (Foto: REUTERS/Neil Hall) Florence and the Machine
 
Florence em Londres (Foto: Reuters/Neil Hall)
Florence fez apenas três shows em 2013 - a maior parte da turnê de "Cerimonials" aconteceu em 2012, com passagem pelo Brasil. Visto que ela tem apenas dois álbuns de base para a escolha, incluindo "Lungs", é difícil fugir dos hits "Dog days are over" e "Shake it out". O single "You've got the love", cover de Source and Candi Staton, é a maior dúvida: apareceu em metade dos shows da turnê.
 

Justin Timberlake no clipe de 'Take back the night' (Foto: Divulgação)Justin Timberlake
 
 
Justin Timberlake no clipe de 'Take back the night'
A turnê de Timberlake ainda está no início. Uma faixa que parece estar incorporada ao repertório, além dos hits, é "Need you tonight", cover do INXS. "Take back the night", single do próximo álbum, "The 20/20 Experience 2 of 2", já foi tocada em dois shows, em Miami e em Londres.








Alicia Keys (Foto: AP) Alicia Keys


 
Alicia Keys em show em 2012 (Foto: AP)
O "grand finale" é quase sempre "Empire state of mind, part II: Broken down". Ela dá prioridade ao mais recente "Girl on fire" - a faixa título e "New day" são as únicas que ainda não ficaram de fora do set em 2013. Mas o hit "No one" vem logo depois na lista de frequência.
 



 

Metallica se apresenta durante a cerimônia do Revolver Golden Gods Award, nesta quinta (2) (Foto: Chris Pizzello/Invision/AP) Metallica

 
Jason Newsted, do Metallica (Foto: Chris Pizzello /Invision/AP)
Entre as atrações que fecham o Palco Mundo, o Metallica é o único repetido em relação ao Rock in Rio 2011. A banda não lançou nenhum álbum de inéditas neste meio tempo - sem considerar "Lulu", parceria com Lou Reed, fiasco que não rendeu nada ao repertório dos shows recentes. Mas o Metallica varia bastante o setlist na turnê, então pode haver diferenças dois anos depois.

 

Alice in Chains (Foto: James Minchin/Divulgação) Alice in Chains

 
Alice in Chains (Foto: James Minchin/Divulgação)
A banda grunge não tem o vocalista original, o falecido Layne Staley, substituído por William DuVall. Mas o repertório é quase todo dos tempos de Staley. Apenas duas músicas de "The devil put dinosaurs here" (2013) e "Black gives way to blue" (2009) aparecem na maioria dos shows. As clássicas "Man in the box", "Them bones" e "Would?" devem satisfazer aos fãs "das antigas".

 

Bon Jovi se apresenta na quarta-feira (27) em Barcelona, na Espanha (Foto: Reuters) Bon Jovi

 
Bon Jovi em Barcelona, na Espanha (Foto: Reuters)
O Bon Jovi tem tantos hits que mesmo um show longo pode decepcionar o fã com pedidos específicos. "Always", "Bed of roses" e "These days" são exemplos de músicas bem conhecidas que ficaram de fora de várias noites da turnê "Because we can". Por outro lado, "Livin' on a prayer", "It's my life" e "Wanted dead or alive" não faltaram em nenhuma noite.
 
 

Os integrantes da banda canadense Nickelback, que foram confirmados como uma das atrações do Rock in Rio no dia 20 de setembro (Foto: Richard Beland/Divulgação) Nickelback

 
Banda canadense Nickelback (Foto: Richard Beland/Divulgação)
O Nickelback variou pouco os seus últimos repertórios. O show é tão formatado que até o solo de bateria de Daniel Adair, na segunda metade da apresentação, está listado pelos fãs que viram a turnê de "Here and now". Mas o baixista Mike Kroeger disse ao G1 que o show no Brasil dará ainda mais foco aos hits, portanto pode diminuir o índice de 30% de músicas do álbum "Here and now".



O cantor Bruce Springsteen se apresenta no City Hall Square, em Oslo, Noruega. Evento é uma homenagem às 77 vítimas do massacre da Noruega, que completa um ano neste domingo (22). (Foto: Reuters) Bruce Springsteen
 
 
Bruce Springsteen na Noruega (Foto: Reuters)
Das atrações principais do Rock in Rio 2013, Bruce Sprinsgeen é o que mais varia o repertório de uma noite para outra. Bruce, às vezes, dedica certa parte do set a discos emblemáticos (“Born in the USA”, “Born to run”, "Darkness on the edge of town"). As canções apareceram na ordem exata do álbum.
 

John Mayer se apresenta ao vivo no programa 'Today' da NBC (Foto: Adrees Latif/Reuters) John Mayer
 

Mayer no programa 'Today' da NBC (Foto: Adrees Latif/Reuters)
Nos shows de Mayer após a recuperação de um grave problema de garganta, "Who says", "Slow dancing in a burning room" e "Queen of california" são as três mais tocadas nos shows. Os fãs menos atualizados não precisam se preocupar: "Paradise valley", disco de 2013, tem ocupado menos espaço que os álbuns mais conhecidos.
 


Iron Maiden (Foto: Pedro Kirilos/Ag. O Globo) Iron Maiden

 
Iron Maiden (Foto: Pedro Kirilos/Ag. O Globo)
De acordo com o site Setlist.fm, o Iron Maiden não alterou nenhuma das 17 músicas da atual turnê, em nenhuma de suas paradas. O show é sempre aberto com "Moonchild" e fechado com "Running free". A turnê é temática e reproduz uma antiga excursão do grupo, da época do álbum “Seventh son of a seventh son” (1988).

 


Avenged Sevenfold (Foto: Daigo Oliva/G1) 
 Avenged Sevenfold
 
Avenged Sevenfold no Brasil (Foto: Daigo Oliva/G1)
A turnê do Avenged divulga o disco “Hail to the king”, que acaba de ser lançado. Músicas novas devem estar no set, como a faixa-título, "Requiem", "This means war" e "Shepherd of fire". Não estranhe tantas novidades.
Categories:


Blog da Sorriso com informações sobre política, famosos, esportes, canais de beleza, saúde e vídeos * Blog da Rádio Sorriso

0 comentários:

Postar um comentário