terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Dom Orani esteve a frente da Arquidiocese de Belém de 2004 a 2009. (Foto: Paula Sampaio/ O Liberal)

Arcebispo emérito diz que religioso aproximou a igreja das comunidades. Dom Orani Tempesta foi arcebispo de Belém no período de 2004 a 2009.

A comunidade católica do Pará comemorou a nomeação de Dom Orani João Tempesta para o posto de cardeal pelo papa Francisco no último domingo (12). Tempesta, que atuava como  arcebispo do Rio de Janeiro, foi líder religioso dos católicos paraenses entre 2004 e 2009, quando exercia o cargo de arcebispo de Belém.

"Foi uma alegria muito grande a nomeação de Dom Orani, que já era esperada há muito tempo. A notícia deixa a comunidade católica de Belém, do estado do Pará, muito feliz. O carinho que os paraenses têm por ele é a prova da relação afetuosa que desenvolveu com a cidade através da igreja", comenta Dom Vicente Zico, arcebispo emérito de Belém.

Para Dom Vicente Zico, a atuação do religioso diretamente com as comunidades católicas está entre os seus legados. "A cidade deve muito a ele pelo trabalho que fez aqui e pela dedicação com que vem conduzindo a arquidiocese do Rio de Janeiro há 4 anos, sempre levando a igreja ao povo. O carinho que os paraenses têm por Dom Orani é a prova da relação afetuosa que desenvolveu com Belém através do seu ofício", completa.

Dom Orani liderou o Círio de Nazaré, em Belém. (Foto: Sidney Oliveira/Amazônia Jornal)Durante o período que esteve em Belém, Dom Orani foi presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, órgão máximo da Igreja Católica no país. Simples e popular, Dom Orani conquistou a admiração do povo pela devoção na padroeira dos paraenses Nossa Senhora de Nazaré e o esforço para que o Círio chegasse a todos os fiéis.

“Ele fez muito pelo Círio. Na romaria que vai para Ananindeua, ele pediu para que as procissões passassem nos bairros mais necessitados. A pedido dele, a procissão foi alterada em aproximadamente 20 km, para enfatizar a evangelização para todos. Ele mexeu bastante com essa discussão”, conta diácono José Ventura, coordenador do Círio de Nazaré nos anos de 2007 e 2008.

O diácono destaca ainda o esforço do antigo arcebispo de Belém em propagar a devoção em Nossa Senhora de Nazaré:  “Logo que ele foi para o Rio de Janeiro levou nosso Círio para lá. A imagem peregrina passa três, quatro dias lá”, ressalta o diácono.
 

Dom Orani sempre esteve perto do povo. Belém (Foto: Marcelo Seabra/O Liberal)


Blog da Sorriso com informações sobre política, famosos, esportes, canais de beleza, saúde e vídeos * Blog da Rádio Sorriso

0 comentários:

Postar um comentário