domingo, 15 de julho de 2012

Um cenário ameno onde o silêncio é quebrado pelo canto dos pássaros. Os bosques contribuem para o verde predominante do lugar. Um mergulho em águas geladas, correntes e clarinhas, ajuda a diminuir a sensação de calor do verão. Um ambiente assim, em que a pessoa entra em contato direto com a natureza, é a pedida de muitos belenenses que não podem ir a lugares distantes da capital para aproveitar as férias escolares. Apesar de ter próximas diversas praias de água doce, Belém tem ainda outras opções de lazer que atrai dezenas de pessoas: os igarapés.

É o caso da modelo paraense Rosana Rodrigues, que no mês de julho dispensa os ambientes badalados para descansar de forma que possa aproveitar as belezas naturais que a Amazônia pode oferecer. “A vantagem de se escolher curtir o verão nesses lugares é que além do contato com a natureza, você tem um contato também com as pessoas da nossa terra. Esta característica é marcante e é nossa”, afirmou.

Em Benevides, por exemplo, a menos de 20 Km de distância da capital, clubes que contém piscina de água natural e balneários atendem a essa opção de lazer. Entre eles, o igarapé Taiassuí, que fica na estrada que recebe o mesmo nome do igarapé. É neste local que o promotor de eventos Rodney Ramalho, 30 anos, procura se refugiar da rotina de seu trabalho e renovar as energias para a semana que vai entrar. “A gente chega aqui cansado e mergulha nesse igarapé de água gelada, e saímos renovados. E o bom é que aqui não fica lotado. Nos finais de semana o público é maior, mas não chega a ser uma multidão”, comenta. “O bosque é um atrativo principalmente para as crianças que vem aqui brincar e tomar banho de igarapé”, afirma Rodney, que frequenta o local há 22 anos.

No limite da Região Metropolitana, em Santa Izabel do Pará – distante 37 Km da capital – o balneário mais conhecido é o Rio Caraparu, que apesar de apresentar uma infraestrutura rústica atrai cerca de 5 mil pessoas todo final de semana. Na orla da beira do rio, moradores de Caraparu prendem canoas coloridas que são alugadas para os veranistas que gostam de passear pelas águas calmas do rio. O aluguel dos cascos custa a partir de R$ 5. Na orla, uma área é destinada a pratica de esporte, onde o atleta que quer se refrescar e mergulha nas águas geladas do rio Caraparu.

Na outra margem, a vegetação típica da região amazônica contrasta o verde de suas folhas com cor escura do igarapé. Neste balneário é proibida a entrada de comida e bebida, por isso o público que mais procura pelo local são famílias. De acordo com o gerente de um restaurante que fica na margem do rio, Wilson Soares, o balneário é animado por música ao vivo, geralmente tocada de acordo com a preferência do público. “Tem pessoas que costumam armar redes na beira do rio para descansar. Outras vem para experimentar pratos típicos”, afirma.

Próximo da comunidade do Caraparu fica Porto de Minas, balneário também banhado pelo rio Caraparu. Neste, além do igarapé de água gelada e do bosque o contato com natureza também pode ser feito por meio de passeios de canoa e caiaques. O bosque na margem do rio abre espaço para as trilhas ecológicas. O local recebe aproximadamente cinco mil pessoas todos os domingos.Ao sair de Santa Izabel o município mais próximo, o de Santo Antônio do Tauá, distante 51 Km de Belém, também pode ser uma boa opção de lazer nesse verão. Somente nesta cidade são seis igarapés – alguns formados por olhos d’água.

São igarapés do Barro Branco, Água Doce, Shurupita, Shiteua, Nattsom e Águas Claras. O balneário de Águas Claras tem uma característica que o difere dos demais que é justamente o fato dele ser formado por dois olhos d’água. A redor, o local foi adaptado para receber turistas sem danificar o meio ambiente. As árvores foram preservadas e o bar fica com uma distância considerável do igarapé. Na área, o acesso é restrito.

E tem ainda os igarapés do Nattsom e Barro Branco que são abertos ao público. Eles ficam na primeira rua, a esquerda, depois da ponte. Distante a menos de 1 Km da rodovia. De acordo com a estudante Maria Eduarda Farias, os igarapés de Santo Antônio do Tauá são frequentados por poucas pessoas. “Algumas famílias vêm aqui. Geralmente são os moradores daqui que frequentam, vem aqui tomar banho na água gelada” comentou. “É um contato com a natureza que poucas pessoas apreciam”, garante.

COMO CHEGAR

TAIASSUÍ


Para chegar ao igarapé do Taiassuí, é preciso entrar em Benevides e seguir pela avenida Principal. O trajeto segue pela estrada do Taiassuí que começa na rua ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo. Da paróquia até o balneário são apenas quatro quilômetros de distância. A via é de piçarra, mas está em boas condições por enquanto. O igarapé corta a estrada e os próprios moradores do lugar abriram um bosque para receber os visitantes.

ÁGUAS CLARAS


Para chegar até ao Balneário de Águas Claras, em Santo Antônio do Tauá, é preciso seguir até Magalhães Barata, via que fica de frente para o Mercado Municipal e percorre um trajeto de 1,5 Km. Lá também não pode levar comida e nem bebida.

(Diário do Pará)


Blog da Sorriso com informações sobre política, famosos, esportes, canais de beleza, saúde e vídeos * Blog da Rádio Sorriso

0 comentários:

Postar um comentário