sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Cigarro mata 200 mil pessoas por ano no Brasil (Foto: Reprodução)O cigarro mata cerca de 200 mil pessoas por ano no Brasil. Apesar do índice preocupante, o número de jovens fumantes vem diminuindo. (Foto: Reprodução)



Nesta sexta-feira (29) é realizado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data marca reações e tentativas de diminuição do vício de fumar.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um terço da população adulta fuma, ou seja, cerca de 1 bilhão e 200 milhões de pessoas. Com este índice, a principal causa de mortes evitáveis no mundo é o tabagismo.
Além disso, o hábito de fumar é responsável por mais de 50 doenças, segundo especialistas. Os problemas envolvem diversos órgãos, em especial coração (podendo provocar infarto e angina) e pulmões, com doenças respiratórias obstrutivas crônicas, como enfisema e bronquite.
No Brasil, o câncer de pulmão é o tipo de tumor mais letal e também uma das principais causas de morte no país. Outro número preocupante é que cerca de 200 mil mortes por ano no Brasil são registradas por fatores ligados ao fumo. Na Região Norte, o câncer de pulmão é o terceiro mais frequente entre os homens e o quinto entre as mulheres.
Não são somente os fumantes que são prejudicados. Quem nunca colocou um cigarro na boca também pode sofrer com os efeitos nocivos da nicotina. São os fumantes passivos, que inalam a fumaça de derivados do tabaco.

Número de fumantes vem caindo
De acordo com o mais recente estudo feito pela Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde, a parcela da população brasileira fumante, acima de 18 anos, caiu 28% nos últimos oito anos.



Fonte: (DOL)
Categories:


Blog da Sorriso com informações sobre política, famosos, esportes, canais de beleza, saúde e vídeos * Blog da Rádio Sorriso

0 comentários:

Postar um comentário