terça-feira, 19 de agosto de 2014

Começa campanha de vacinação no Pará (Foto: Agência Brasil/Arquivo)Desde a última segunda (18), crianças com até 2 anos de idade devem se vacinar contra a Hepatite A. (Foto: Agência Brasil/Arquivo)



O Pará começou na última segunda-feira (18) a disponibilizar a vacina contra a hepatite A, destinada a crianças na faixa etária de 12 meses a 2 anos incompletos. A meta mensal é vacinar 11.438 crianças em todo Estado. Segundo a coordenadora estadual de Imunização, Jaíra Ataíde, a vacina já foi introduzida no calendário vacinal infantil, sendo que as crianças precisarão tomar somente uma dose para ficarem imunes à doença.
O Ministério da Saúde investiu R$ 111,1 milhões na compra de 5,6 milhões de doses da vacina. A meta nacional é imunizar 95% do público-alvo. “O Pará tem até o dia 1º de setembro para abastecer os mais de 1,3 mil postos de vacinação espalhados pelo Estado. Ainda estamos no período de recebimento da vacinação nos Centros Regionais de Saúde. A distribuição está sendo feita gradativamente aos municípios de abrangência de cada um desses Centros. É importante ressaltar que priorizamos a área indígena, onde a vacina já está disponível em todas as unidades de saúde”, explicou Jaíra.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos de hepatite A no mundo, sendo identificados casos esporádicos e epidemias. No Brasil, estima-se que por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes.

A doença
A hepatite A é uma doença contagiosa, causada pelo vírus A (VHA) e também conhecida como “hepatite infecciosa”. Sua transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Geralmente, não apresenta sintomas. Porém, os mais frequentes são: cansaço, tontura, enjoo ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Quando surgem, costumam aparecer de 15 a 50 dias após a infecção.
O diagnóstico da doença é realizado por exame de sangue, no qual se procura por anticorpos anti-HAV. Após a confirmação, o profissional de saúde indicará o tratamento mais adequado, de acordo com a saúde do paciente. A doença é curável quando o portador segue corretamente todas as recomendações médicas. Na maioria dos casos, a hepatite A é uma doença de caráter benigno. Causa insuficiência hepática aguda grave e pode ser fulminante em menos de 1% dos casos.
A melhor forma de se evitar a doença é melhorando as condições de higiene e de saneamento básico. Algumas medidas são importantes podem prevenir a doença: lavar as mãos após ir ao banheiro, trocar fraldas e antes de comer ou preparar alimentos; lavar bem, com água tratada, clorada ou fervida, os alimentos que são consumidos crus, deixando-os de molho por 30 minutos; cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, principalmente mariscos, frutos do mar e carne de porco.




Fonte: (DOL, com informações da Sespa)
Categories:


Blog da Sorriso com informações sobre política, famosos, esportes, canais de beleza, saúde e vídeos * Blog da Rádio Sorriso

0 comentários:

Postar um comentário