segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Somadas, as procissões chegam a quase 30 horas, segundo levantamento do Dieese

 

Foto: Tarso Sarraf Foto: Tarso Sarraf

A berlinda com a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré já percorreu 107,250 quilômetros em seis das doze romarias oficiais do Círio 2014, totalizando quase 30 horas de procissões. O levantamento do Dieese-PA (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará), divulgado na manhã desta segunda-feira (13), revelou ainda que os 138 quilômetros previstos para todas as romarias do Círio devem ser percorridos em aproximadamente 40 horas.

'Na avaliação do Diesse com base nos números do Círio do ano passado e principalmente nas primeiras seis romarias, incluindo a grande romaria do Círio no domingo, tudo até agora foi realizado dentro do que foi projetado, considerando inclusive os possíveis atrasos observados no Traslado, Trasladação e Círio', destaca Roberto Sena, supervisor técnico do Dieese. 
Segundo o Dieese, o traslado para Ananindeua, a primeira e mais longa das romarias, realizada na última sexta-feira (10), percorreu 55 quilômetros em aproximadamente 12 horas e 5 minutos, tendo atrasado apenas 5 minutos, já que o horário previsto era que a procissão durasse 12 horas.Na segunda procissão, a Romaria Rodoviária, realizada no sábado (11), a Imagem Peregrina percorreu 25 quiilômetros em 3 horas e 10 minutos, quando o tempo previsto era de somente 3 horas. 
A Romaria Fluvial, realizada também no sábado, percorreu 18,5 quilômetros pelas águas da baiá do Guajará em 2 horas e 10 minutos.Já a Moto Romaria, que partiu da Praça Pedro Teixeira até o Colégio Gentil Bittencourt percorreu cerca de 2,4 quilômetros em aproximadamente 30 minutos. O tempo previsto para essa romaria era de 1 hora. A Trasladação, realizada na noite de sábado, durou cerca de 5 horas e 5 minutos, percorrendo cerca de 3,75 quilômetros.
O Círio de Nazare, a procissão mais importante da festa, realizada ontem (12), teve 3,6 quilômetros de percurso e durou 5 horas e 30 minutos, já que teve inicio às 6h e 20 minutos, na Igreja da Sé, e finalizou às 11 horas e 50 minutos na Praça Santuário.Por meio dos dados, o Dieese concluiu que do total de 138 quilômetros de percurso que compõem as 12 romarias, cerca de 78% deles já foram cumpridos (107,250 quilômetros), faltando ainda pouco mais de 31 quilômetros para as últimas seis romarias. No que se refere ao tempo, as seis das 12 romarias do Círio 2014 já percorreram 28 horas e 30 minutos do tempo total estimado de 39 horas e 30 minutos, faltando aproximadamente 11 horas para as procissões restantes. Foto: Cláudio Pinheiro/O LiberalFoto: Cláudio Pinheiro/O Liberal 
Próximas romarias

As três próximas etapas das romarias nazarenas vão acontecer no sábado (18) e domingo (19), com a Cicloromaria, Romaria da Juventudade e a Romaria das Crianças. A Cicloromaria deve percorrer cerca de 13,8 quilômetros em duas horas e 30 minutos, com saída prevista para as 8h e chegada por volta das 10h30. Pela parte da tarde de sábado, a Romaria da Juventude deve percorrer os 51,1 quilômetros em aproximadamente 3 horas e 30 minutos, com saída da Paróquia de São Francisco Xavier às 16h e chegada às 19h30. Já no domingo (19), a Romaria das Crianças tem previsão de duas horas de procissão, com saída às 8h30 da Praça Santurário e chegada no mesmo local às 10h30.
   Fonte: Portal ORM 
Categories:


Blog da Sorriso com informações sobre política, famosos, esportes, canais de beleza, saúde e vídeos * Blog da Rádio Sorriso

0 comentários:

Postar um comentário