quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos

 

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na última segunda-feira (13), os resultados preliminares do Censo Escolar de 2014. A lista foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e aborda o número de matrículas em creches, pré-escolas e instituições de ensino fundamental e médio das redes pública Estadual e municipal de ensino. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a partir desta divulgação, todas as cidades e Unidades da Federação (UF) que participaram do levantamento tem até 30 dias para corrigir os números incorretos da publicação. O Inep é o órgão vinculado ao MEC e responsável pela produção do Censo.
A coletivização destes dados de matrícula é importante para o repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e, consequentemente, a realização de programas na área da educação. Os números apresentados abrangem as áreas urbanas e rurais, em tempo parcial e integral, e não envolvem as matrículas das redes federal e privada de ensino. De acordo com a assessoria de comunicação do Inep, os dados consolidados devem ser apresentados no início de 2015.

 Foto: O Liberal/ArquivoFoto: O Liberal /Arquivo

 

Segundo com o conteúdo prévio do Censo Escolar 2014, Belém tem, em tese,  931 matrículas no regime parcial de ensino nas creches e 2.777 matrículas no regime integral. A capital do Pará também deve ter 13.244 matrículas de alunos que estudam em meio período na pré-escola e 1.643 matrículas do período integral. Já no ensino fundamental são, teoricamente, 31.535 (parcial) e 53 (integral) matrículas nos anos iniciais e 12.439 (parcial) e 100 (integral) matrículas nos anos finais, respectivamente. No ensino médio Belém teria 1.661 matriculas de alunos estudando em apenas metade do dia e 144 matrículas de alunos que ficam o dia inteiro dentro da escola. O Ensino de Jovens e Adultos (EJA) do Estado tem, conforma a apuração inicial do Censo Escolar 2014, 9.096 (parcial) e 52 (integral) matrículas no ensino fundamental e 228 (parcial) matrículas no ensino médio. 
Nesta publicação do DOU o quantitativo de matrículas no Pará, calculado, separadamente, pelo Inep, nas instituições de todos os municípios do Estado, foi divulgado. Todos os números serão verificados pelos gestores de educação e podem ser alterados para a publicação final do Censo 2014.

Censo Escolar
O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. Ele é feito com a colaboração das secretarias Estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e o EJA. O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.
Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.


Fonte: Portal ORM
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