terça-feira, 13 de maio de 2014

Dados da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Pará divulgados nesta sexta-feira (9) mostram que dos 19 municípios atingidos pelas cheias no Estado, 11 deles estão em situação de emergência (Altamira, Marabá, Medicilândia, São Felix do Xingu, Tucuruí, Itaituba, Senador José Porfirio, Porto de Moz, Alenquer, Aveiro e Óbidos), sendo que sete (Altamira, Marabá, Medicilândia, São Felix do Xingu, Itaituba, Porto de Moz, Aveiro) também foram reconhecidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Governo Federal, devido a gravidade das enchentes.
Ainda de acordo com os dados da Defesa Civil do Estado, duas pessoas morreram devido as cheias no Pará, uma em Altamira e outra em Itaituba, sendo que 15.950 famílias foram atingidas no total, as quais 1.344 estão desabrigadas e 1.795 continuam desalojadas. 

Foto: O Liberal
 Foto:O Liberal

Pelo números do Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia), as chuvas ficarão acima do esperado até junho deste ano no norte, oeste e sudoeste do Pará, o que vai contribuir ainda mais para as enchentes nessas regiões. Esse cenário deve favorecer ainda mais as cheias nos rios Tapajós e Amazonas, ocasionando uma possível decretação de situação de emergência pelos municípios de Alenquer, Aveiro, Porto de Moz e Óbidos, deixando em alerta também os municípios de Santarém, Belterra e Oriximiná, todos na região do baixo amazonas. 
A preocupação maior entre esse municípios, segundo a Defesa Civil, é com Santarém, que apresenta alto risco de inundação. Estima-se que 64 famílias estão expostas ao risco moderado de 'terras caídas', ou seja, erosão causadas pelas enchentes, na localidade de Urucurituba. Técnicos da Defesa Civil já permanecem nesses locais para realizar monitoramentos relativos à evolução do desastre. Por outro lado, a diminuição das chuvas tem favorecido a diminuição dos níveis dos rios Xingu e Tocantins, sudoeste paraense.
 Por: Redação ORM News
Categories:


Blog da Sorriso com informações sobre política, famosos, esportes, canais de beleza, saúde e vídeos * Blog da Rádio Sorriso

0 comentários:

Postar um comentário