sexta-feira, 29 de maio de 2015

Fêmea foi encontrada por funcionários de reserva na África do Sul.
Ela teve parte do osso nasal arrancado e passou por cirurgia.

 

 Rinoceronte Hope está recebendo tratamento: intenção de grupo é que animal volte à natureza e se reproduza (Foto: Suzanne Boswell Rudham/Saving the Survivors via AP)Rinoceronte Hope está recebendo tratamento: intenção de grupo é que animal volte à natureza e se reproduza (Foto: Suzanne Boswell Rudham/Saving the Survivors via AP)

 

Em um caso raro, um rinoceronte da África do Sul sobreviveu ao ataque de caçadores ilegais, que retiraram seu chifre após atirarem um dardo tranquilizante, deixando o animal com um ferimento gravíssimo que cobria quase todo seu rosto.
Dois dais depois do ataque, funcionários de uma reserva natural encontraram o rinoceronte ferido e, após uma cirurgia, ele sobreviveu.
Trata-se de uma fêmea de 4 anos de idade que recebeu o nome de Hope, ou esperança em inglês.
A equipe de veterinários que a atendeu limpou a ferida e aplicou um curativo, além de uma prótese feita de fibra de vidro e parafusos de aço cobrindo o machucado, que mede 50 por 28 cm.
"Se pudermos salvar Hope e ela puder voltar e ter filhotes, então ela terá contribuído para a sobrevivência da espécie durante sua vida", diz o veterinário Gerhard Steenkamp, da Universidade de Pretória. Ele faz parte da organização "Saving the Survivors", grupo sul-africano que trata rinocerontes com ferimentos por arma e outros danos produzidos por caçadores ilgais.
A demanda por chifres de rinoceronte é alta em partes da Ásia, onde o material é visto como símbolo de status social e utilizado na medicina tradicional, apesar da falta de evidências científicas de que ele possa ter qualquer papel curativo.
Hope foi atacada em Lombardini, reserva de vida selvagem que fica na província do Cabo Oriental, onde muitos rinocerontes têm sido abatidos recentemente.
O osso nasal de Hope foi fraturado com gravidade e parte dele foi removido, expondo as cavidades e a passagem nasal. A cirurgia ocorreu em 18 de maio, depois que o rinoceronte foi transferido para outra reserva. Deve levar ao menos um ano e muitos tratamentos para que o ferimento de Hope seja curado, segundo Steenkamp.
Para a organização tratar um ouro rinoceronte com um ferimento similar, mas muito menos grave, foram gastos US$ 75 mil.















Fonte: G1

 

Categories:


Blog da Sorriso com informações sobre política, famosos, esportes, canais de beleza, saúde e vídeos * Blog da Rádio Sorriso

0 comentários:

Postar um comentário