Porcentagem do público feminino no negócio subiu 25% neste ano sobre 2012, aponta pesquisa
Gorete Fernandes, dona de três franquias da House Shine: aposta no mercado aquecido pela PEC das domésticas
A administradora de empresas Gorete Fernandes, 45, estava fora do
mercado de trabalho havia oito anos quando decidiu, em 2012, aplicar o
conhecimento que tinha acumulado como dona de casa no próprio negócio.
— Eu estava defasada no mercado e pesquisei as franquias. Como fui dona
de casa por muitos anos, aproveitei o setor aquecido pela PEC das domésticas e resolvi investir nele.
Com investimento inicial de R$ 100 mil, Gorete comprou em março deste
ano logo três unidades na capital paulista da House Shine, empresa que
atua na área de limpeza residencial. E o retorno não demorou a chegar.
Apesar de ainda não obter lucros, as franquias já faturam o suficiente
para pagar as próprias contas.
— Eu já consigo cobrir as despesas com funcionários, produtos, aluguel e impostos.
Adriana: cinco unidades da Empada Brasil
Divulgação
Mais experiente,a paulistana Adriana Matta, 46, já trabalha há oito
anos com franquias e, no momento, administra cinco unidades da Empada
Brasil em São Paulo. Segurança, maior renda, maior renda e a
possibilidade de administrar o próprio negócio foram os atrativos que
chamaram a pedagoga ao negócio.
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E se no início o investimento foi de R$ 80 mil e a única unidade tinha
apenas sete funcionários, agora cada um dos pontos de venda fatura
mensalmente entre R$ 40 mil e R$ 50 mil, trazendo uma margem de lucro
que chega a 15% à proprietária.
— Eu circulo diariamente por todas as lojas e faço monitoramento à
distância por câmeras. A pessoa tem que acreditar no produto e gostar do
que vai fazer, além de ter uma habilidade grande em administrar
pessoas.
Aumento das mulheres no setor de franquias
Gorete e Adriana fazem parte de um número crescente de brasileiras que
estão entrando no setor de franquias. De acordo com a sócia diretora da
clínica Pró-Corpo Estética, Marisa Peraro, 90% dos clientes s que
procuram sua empresa pra abrir uma franquia são mulheres.
— O perfil dos nossos clientes são mulheres entre 35 e 50 anos,
solteiras ou casadas, que buscam o próprio negócio para ter mais
liberdade com horários, viajar, cuidar dos filhos. Mulher dá muito valor
para isso.
Segundo pesquisa realizada em setembro deste ano pelo Grupo
Bittencourt, a participação das mulheres no setor de franquias cresceu
25% em 2013 em relação a 2012.
O levantamento apontou ainda que, embora setores como beleza e
cosméticos sejam mais propensos a ter mulheres no comando, elas estão
entrando em áreas antes dominadas pelos homens, como varejo,
especializados e alimentação.
A diretora de marketing do Grupo Bittencourt e uma das responsáveis
pelo estudo, Lyana Bittencourt, afirma que a maior participação das
mulheres no setor de franquias reflete o mercado de trabalho em geral.
— Antes era o marido que identificava a oportunidade de trabalho para a
esposa, e agora são elas que estão à frente, buscando a própria
satisfação profissional. A tendência é que a participação feminina no
setor aumente ainda mais.
quarta-feira, 13 de novembro de 2013
Por Rádio Sorriso FM - São Miguel do Guamá on 11/13/2013
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