quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Porcentagem do público feminino no negócio subiu 25% neste ano sobre 2012, aponta pesquisa
Gorete Fernandes, dona de três franquias da House Shine: aposta no mercado aquecido pela PEC das domésticas
A administradora de empresas Gorete Fernandes, 45, estava fora do mercado de trabalho havia oito anos quando decidiu, em 2012, aplicar o conhecimento que tinha acumulado como dona de casa no próprio negócio.

— Eu estava defasada no mercado e pesquisei as franquias. Como fui dona de casa por muitos anos, aproveitei o setor aquecido pela PEC das domésticas e resolvi investir nele.

Com investimento inicial de R$ 100 mil, Gorete comprou em março deste ano logo três unidades na capital paulista da House Shine, empresa que atua na área de limpeza residencial. E o retorno não demorou a chegar.  Apesar de ainda não obter lucros, as franquias já faturam o suficiente para pagar as próprias contas.

— Eu já consigo cobrir as despesas com funcionários, produtos, aluguel e impostos.


  

Adriana: cinco unidades da Empada Brasil Divulgação

Mais experiente,a paulistana Adriana Matta, 46, já trabalha há oito anos com franquias e, no momento, administra cinco unidades da Empada Brasil em São Paulo. Segurança, maior renda, maior renda e a possibilidade de administrar o próprio negócio foram os atrativos que chamaram a pedagoga ao negócio.
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E se no início o investimento foi de R$ 80 mil e a única unidade tinha apenas sete funcionários, agora cada um dos pontos de venda fatura mensalmente entre R$ 40 mil e R$ 50 mil, trazendo uma margem de lucro que chega a 15% à proprietária.

— Eu circulo diariamente por todas as lojas e faço monitoramento à distância por câmeras. A pessoa tem que acreditar no produto e gostar do que vai fazer, além de ter uma habilidade grande em administrar pessoas.

Aumento das mulheres no setor de franquias

Gorete e Adriana fazem parte de um número crescente de brasileiras que estão entrando no setor de franquias. De acordo com a sócia diretora da clínica Pró-Corpo Estética, Marisa Peraro, 90% dos clientes s que procuram sua empresa pra abrir uma franquia são mulheres.
— O perfil dos nossos clientes são mulheres entre 35 e 50 anos, solteiras ou casadas, que buscam o próprio negócio para ter mais liberdade com horários, viajar, cuidar dos filhos. Mulher dá muito valor para isso.
Segundo pesquisa realizada em setembro deste ano pelo Grupo Bittencourt, a participação das mulheres no setor de franquias cresceu 25% em 2013 em relação a 2012.
O levantamento apontou ainda que, embora setores como beleza e cosméticos sejam mais propensos a ter mulheres no comando, elas estão entrando em áreas antes dominadas pelos homens, como varejo, especializados e alimentação.

A diretora de marketing do Grupo Bittencourt e uma das responsáveis pelo estudo, Lyana Bittencourt, afirma que a maior participação das mulheres no setor de franquias reflete o mercado de trabalho em geral.

— Antes era o marido que identificava a oportunidade de trabalho para a esposa, e agora são elas que estão à frente, buscando a própria satisfação profissional. A tendência é que a participação feminina no setor aumente ainda mais.
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