sexta-feira, 4 de março de 2016

Dezenas de famílias se dedicam ao plantio e produção desse alimento no município

 Foto: Agência ParáFoto: Agência Pará 
Seja d’água, fina, de tapioca ou tapioca com coco, a farinha produzida no município de Bragança, na região nordeste, é considerada a mais saborosa de todo o Pará. Tradicionalmente conhecido pela produção oriunda das casas de farinha da região, o município tem dezenas de famílias que se dedicam há anos ao plantio da mandioca e à produção de um dos alimentos mais indispensáveis na mesa da maioria dos paraenses.
Com o objetivo de legalizar e inserir esses produtores no mercado, além de contribuir para a geração de emprego e renda, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), por meio da Gerência de Produtos Artesanais de Origem Vegetal, vai certificar a produção de farinha em Bragança, onde funcionam cerca de 100 casas de farinha.
Após a certificação, a farinha ganhará um selo da Adepará, que garante a qualidade do produto. 'O trabalho está começando, mas já demos o primeiro passo. A certificação permite ampliar mercados, expandir as vendas, diferenciar e qualificar os produtos, desenvolver a confiabilidade dos consumidores e gerar riquezas especialmente ao pequeno produtor', ressaltou Karen Belforte, gerente de Produtos Artesanais de Origem Vegetal da Adepará.
O processo de certificação será desenvolvido em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural). 'Levamos os pesquisadores da Embrapa para o município de Bragança. Será feito um estudo econômico da produção da casa de farinha de alguns produtores que fazem parte da cooperativa e da associação de produtores rurais. Reunimos também com a Emater local, que ficará como responsável técnico por esses estabelecimentos', explicou Karen Belforte.

Fonte:ORMNews
Categories:


Blog da Sorriso com informações sobre política, famosos, esportes, canais de beleza, saúde e vídeos * Blog da Rádio Sorriso

0 comentários:

Postar um comentário