Em Belém, onde a campanha no rádio e TV deve ser mais acirrada, o momento é de formação das equipes. Os candidatos dos maiores partidos já começaram o trabalho, embora a propaganda eleitoral gratuita só vá ao ar partir do dia 21 de agosto.
“O que eu espero é uma campanha em que se apresentem propostas que tenham relação objetivamente com os problemas da cidade”, diz, afirmando que vai fazer uma campanha “cem por cento propositiva”.
PROPOSTAS
O publicitário Glauco Lima será responsável pela coordenação de comunicação da campanha do PMDB, que terá como candidato o deputado federal José Priante. O tom da campanha, segundo ele, também será de apresentar propostas, mas com a preocupação de explicar como serão executadas.
“Vamos precisar falar muito da gestão orçamentária do município, porque não adianta dizer que vai fazer. É preciso dizer como vai fazer. Não basta apresentar diagnóstico, dizer quais são os problemas. Tem que apresentar as soluções”.
O PMDB terá cerca de quatro minutos e meio, tempo que o publicitário considera ideal. “Um programa muito longo também pode cansar”, diz Glauco, que aposta as fichas nas inserções ao longo da programação mais que no programa eleitoral gratuito.
“Os estudos têm mostrado que a audiência do horário eleitoral cai, enquanto isso cresce a importância das inserções ao longo da programação. Elas podem ser decisivas”. Glauco afirma também que em Belém as redes sociais terão peso maior que nas últimas eleições. Não por acaso quase todas as campanhas estão formando equipes especiais para atuar nas redes sociais.
A campanha do petista Alfredo Costa não terá um marqueteiro no comando. A estratégia será definida por um grupo de quatro especialistas em comunicação. Integrante do grupo de trabalho responsável por essa área, Oswaldo Chaves diz que o grupo deve destacar a possibilidade de parceria entre a prefeitura de Belém e o governo federal, caso o PT assuma o governo. Cita o exemplo das obras do BRT e do Ação Metrópole que, embora executadas pelo município e Estado, respectivamente, são financiadas por recursos federais”.
Marqueteiros dos candidatos
O publicitário Orly Bezerra vai fazer a campanha do tucano Zenaldo Coutinho e já escolheu até o slogan do candidato: “prefeito da união para uma nova Belém”. O termo união, explica ele, é uma referência ao fato de Coutinho ter comandado a campanha contra a divisão do Pará. “Se refere também à união entre as pessoas e a união entre as administrações municipal e estadual, já que ele tem essa afinidade com o governo do Estado”. O tucano terá o maior tempo no rádio e TV, cerca de seis minutos.
A campanha do candidato do PPS, Arnaldo Jordy, terá a coordenação do jornalista Tito Barata e participação de profissionais renomados como o publicitário Pedro Galvão. Barata afirma que o objetivo é mostrar, além das propostas, a importância da ética para administração pública. “A população está mudando e buscando candidatos com esse compromisso ético”.
A campanha de Anivaldo Vale, candidato do atual prefeito Duciomar Costa, será comandada pelo marqueteiro Duda Mendonça, segundo fontes próximas ao prefeito. O trabalho será executado por uma agência local. Sérgio Pimentel contratou o publicitário Pedro Mário que fez parte da equipe de comunicação do Estado, no primeiro mandato de Simão Jatene. O PP do radialista Jeferson Lima ainda não tem um comandante da área de marketing. Apontado como bom comunicador, Jeferson Lima deve ter atuação direta nessa área.
O PRTB, de Marcos Rego, e o PPL, de Leny Campelo, também não fecharam equipe de comunicação.
(Diário do Pará)
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