Na outra margem, a vegetação típica da região amazônica contrasta o verde de suas folhas com cor escura do igarapé. Neste balneário é proibida a entrada de comida e bebida, por isso o público que mais procura pelo local são famílias. De acordo com o gerente de um restaurante que fica na margem do rio, Wilson Soares, o balneário é animado por música ao vivo, geralmente tocada de acordo com a preferência do público. “Tem pessoas que costumam armar redes na beira do rio para descansar. Outras vem para experimentar pratos típicos”, afirma.
Próximo da comunidade do Caraparu fica Porto de Minas, balneário também banhado pelo rio Caraparu. Neste, além do igarapé de água gelada e do bosque o contato com natureza também pode ser feito por meio de passeios de canoa e caiaques. O bosque na margem do rio abre espaço para as trilhas ecológicas. O local recebe aproximadamente cinco mil pessoas todos os domingos.Ao sair de Santa Izabel o município mais próximo, o de Santo Antônio do Tauá, distante 51 Km de Belém, também pode ser uma boa opção de lazer nesse verão. Somente nesta cidade são seis igarapés – alguns formados por olhos d’água.
São igarapés do Barro Branco, Água Doce, Shurupita, Shiteua, Nattsom e Águas Claras. O balneário de Águas Claras tem uma característica que o difere dos demais que é justamente o fato dele ser formado por dois olhos d’água. A redor, o local foi adaptado para receber turistas sem danificar o meio ambiente. As árvores foram preservadas e o bar fica com uma distância considerável do igarapé. Na área, o acesso é restrito.
E tem ainda os igarapés do Nattsom e Barro Branco que são abertos ao público. Eles ficam na primeira rua, a esquerda, depois da ponte. Distante a menos de 1 Km da rodovia. De acordo com a estudante Maria Eduarda Farias, os igarapés de Santo Antônio do Tauá são frequentados por poucas pessoas. “Algumas famílias vêm aqui. Geralmente são os moradores daqui que frequentam, vem aqui tomar banho na água gelada” comentou. “É um contato com a natureza que poucas pessoas apreciam”, garante.
COMO CHEGAR
TAIASSUÍ
Para chegar ao igarapé do Taiassuí, é preciso entrar em Benevides e seguir pela avenida Principal. O trajeto segue pela estrada do Taiassuí que começa na rua ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo. Da paróquia até o balneário são apenas quatro quilômetros de distância. A via é de piçarra, mas está em boas condições por enquanto. O igarapé corta a estrada e os próprios moradores do lugar abriram um bosque para receber os visitantes.
ÁGUAS CLARAS
Para chegar até ao Balneário de Águas Claras, em Santo Antônio do Tauá, é preciso seguir até Magalhães Barata, via que fica de frente para o Mercado Municipal e percorre um trajeto de 1,5 Km. Lá também não pode levar comida e nem bebida.
(Diário do Pará)
0 comentários:
Postar um comentário