segunda-feira, 31 de março de 2014

Protesto no Facebook foi lançado após divulgação de pesquisa do Ipea

 Do R7.

Moradora do DF, a jornalista Nana Queiroz é a criadora da campanha “Eu não mereço ser estuprada”, que já conta com mais de 44 mil adesões em um evento criado no Facebook. A manifestação foi criada na última quinta-feira (27), quando o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou uma pesquisa que mostra que 65,1% dos brasileiros concordam, total ou parcialmente, que “mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas”.  
— Na primeira hora a gente cresceu cem convidados a cada cinco minutos. Isso foi aumentando até chegarmos a quase 250 mil convidados. Também fizemos um grupo no Face para que as propostas não morressem ali.  
Como forma de apoio ao protesto, milhares de mulheres e homens publicaram foto na rede social, com a frase que dá nome ao movimento, que ganhou apoio de celebridades e foi citado até pela presidente Dilma Rousseff. 

 

 Nana Queiroz foi a primeira a posta foto na internet como protesto contra a violência à mulher Reprodução / Faceboo
 
— Eu não esperava nada menos da presidente enquanto mulher. Fico contente que ela tenha se sensibilizado à causa. Espero que o apoio dela se converta em ações concretas como o apoio por leis mais atuais, ou talvez até uma atualização da Lei Maria da Penha para também proteger mulheres contra crimes virtuais.   
Nana denuncia que, por ter idealizado o movimento, já sofreu centenas ameaças na internet de estupro e outras formas de agressão, além de mensagens de apologia ao estupro.  
— Denunciei na polícia no sábado e eles estão investigando, mas vão demorar em torno de seis meses para conseguir quebrar o sigilo e encontrar o perfil dos meus agressores. Se o Marco Civil da internet já estivesse valendo, seria muito mais fácil. Penso em outras mulheres que são ameaças e que moram em lugares onde não há delegacia da mulher. Se elas esperarem seis meses para que os ameaçadores sejam identificados, elas podem morrer ou ser estuprada.   
A jornalista diz ainda que desde que o movimento surgiu no Facebook ela tem recebido milhares de mensagens de mulheres que já foram estupradas. Segundo ela, os relatos confirmam as estatísticas de que a maioria dos estupros ocorre dentro da casa das vítimas, por pessoas conhecidas, como parentes.  
— O estupro não ocorre somente no beco escuro, mas também no quarto ao lado, incluindo os ataques sexuais sem penetração que também são estupros. E também os casos de abusos sexuais com mulheres dormindo ou bêbadas, os que têm crianças como vítimas.  
Nana Queroz também alerta que nesses casos é importante que as pessoas próximas às vítimas as incentivem a denunciar os agressores.  
— Uma vítima de estupro é um trauma tão grande que ela não vai sair contanto para a polícia primeiro, ela conta para a mãe, tia, amigas. Ela está muito vulnerável, por isso precisa ser encorajada.
No próximo sábado (5), uma manifestação será realizada na Esplanada dos Ministérios com o mesmo tema da campanha contra a violência à mulher. A concentração será no Museu Nacional da República, a partir das 14h.

domingo, 30 de março de 2014

“A questão do esporte me toca particularmente, até porque costumo dizer sempre que o ser humano procurou a vida inteira uma língua que pudesse falar universalmente, e encontrou duas: o esporte e a arte. Ambas têm o condão de mexer com o corpo, mas também com a alma das pessoas. E tudo o que mexe com a alma tem o poder de transformar”, afirmou o governador Simão Jatene neste sábado (29), durante a entrega, à população de Augusto Corrêa, município do nordeste paraense, de uma arena esportiva, construída exclusivamente com recursos do Tesouro estadual.
A Arena Santa Cruz, resultado de um projeto do então  um investimento de R$ 359 mil, que concretiza um sonho alimentado por cerca de seis anos pelos moradores do município.
O governador foi à sede municipal de Augusto Corrêa na comitiva Rui da Princesa esteve presente e saudou o governado logo na chegada acompanhado pelo vice-governador, Helenilson Pontes, sendo recebido com festa pela população, na chegada à arena, localizada em uma área da periferia de Augusto Corrêa. Jatene descerrou a placa de inauguração ao lado da prefeita local, Romana Reis, de outras autoridades e de crianças atendidas pela Associação Beneficente Comunitária de Augusto Corrêa, uma Organização Não Governamental (ONG) que já atua no local com diversos projetos, e que será responsável pelo espaço.
Material esportivo - Em seguida, o governador conheceu os ambientes que compõem a arena. No gramado, deu o pontapé inicial em uma partida disputada por crianças, ganhou uma camisa do Santa Cruz, time de futebol de maior prestígio na cidade, e ainda acompanhou a doação, pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), de diversos materiais esportivos, como bolas, uniformes e meias, para o trabalho que será desenvolvido no local pela ONG Associação Comunitária.
O autônomo Benedito Soares, 44 anos, mora ao lado da arena, e ao lado do filho único, Ícaro Mateus, 5 anos, acompanhou a inauguração do espaço. “Além de oferecer uma grande oportunidade para as nossas crianças se desenvolverem no meio do esporte e, portanto, longe das drogas e criminalidade, esta arena também será uma importante fonte de lazer para todas as famílias da região”, disse ele.
Convênio - Além de entregar a arena, o governador anunciou a assinatura de um convênio, no valor de R$ 350 mil, com a Prefeitura Municipal, para a construção da Câmara de Vereadores, e mais sete quilômetros de asfalto para a cidade, cujas obras deverão começar em breve.
A prefeita Romana Reis agradeceu a Simão Jatene por todos os investimentos que vêm sendo realizados no município e, em especial, pelo convênio assinado nesta semana, por ocasião do aniversário do município, que completou, na última sexta-feira (28), 52 anos de emancipação política. “Ontem (sexta-feira), assinamos um convênio com o governo do Estado, por meio do Programa Municípios Verdes, que tem uma dimensão importantíssima. Hoje, no município, apenas 1,86% da população rural possui o CAR (Cadastro Ambiental Rural). Com a cooperação do Programa Municípios Verdes, a meta é avançarmos para 80% da população. Além disso, vamos conseguir realizar o zoneamento ecológico e econômico do município, aumentar a nossa arrecadação, por conta do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) Ecológico e trabalhar a produção de maneira sustentável”, ressaltou a prefeita.
 
Fotos: Madson Paparazzo
Elck Oliveira
Secretaria de Estado de Comunicação.






















 

sábado, 29 de março de 2014

Com o objetivo de incentivar a prática de esportes no município de Santarém Novo, no nordeste paraense, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) promoveu a ação “Seel de portas abertas”, na tarde de sexta-feira (28), na Unidade Municipal de Ensino Infantil Kimei Ohaze.O evento contou com a presença da titular da Seel, Renilce Nicodemos, da diretora do Estádio Olímpico do Pará, Cláudia Moura, do prefeito de Santarém Novo, Sei Ohaze (Pedro Japonês) e de outras autoridades da região.
Por meio da iniciativa, escolas, creches e outros espaços da região receberam bolas oficiais, redes de voleibol, redes de futsal, jogos de camisas, apitos e outros materiais esportivos. A secretária Renilce Nicodemos enfatizou a importância de incentivar a prática de esportes entre crianças e adolescentes. “É gratificante ver que os materiais esportivos entregues serão tão bem utilizados na região. Essa é uma oportunidade para que as pessoas comecem a enxergar a prática esportiva como uma alternativa para obter mais qualidade de vida”, ressaltou.  
O prefeito agradeceu a iniciativa da Seel, e acrescentou que esta ação é uma grande oportunidade para tirar crianças e jovens da ociosidade. “Esses materiais esportivos serão fundamentais para dar mais uma ocupação às crianças e aos jovens”, disse ele.
O aluno Marcos Pereira, 12 anos, contou que não praticava esporte por falta de material, “mas hoje, estou feliz em saber que a escola tem material esportivo, e que vou jogar futebol com meus colegas”.
A secretária também esteve na sede da Liga Esportiva de Santarém Novo, onde entregou bolas oficiais, jogos de camisas e redes de futebol de campo, que serão distribuídos para dois times de futebol da sede municipal e 10 equipes da zona rural. “Esse materiais vieram em boa hora, pois realizamos vários torneios pela região”, frisou o presidente da Liga Esportiva, Aurimar Costa.
“Santarém Novo é um começo, pois pretendemos disponibilizar este tipo de incentivo em várias regiões do Estado. O nosso objetivo é disseminar a prática esportiva no Pará”, afirmou Renilce Nicodemos.

Luana Valente - Ascom / Seel
Data: 29/03/20

  Foto:Buchudo


























Na manhã desta sexta-feira, 28 março, em sessão solene da Câmara Municipal de Augusto Corrêa, no Nordeste do Pará, os vereadores do referido município concederam ao Deputado Federal Wladimir Costa e ao seu assessor parlamentar e colaborador geral da Princesa FM, Rui da Princesa,  o Título Honorário de “Cidadão de Augusto Correa”  pelos relevantes serviços prestados por ambos ao Município Urumajóense e região. Wald e Rui da Princesa, ao longo dos últimos anos vêm desenvolvendo projetos no município de inclusão social e digital, além da atuação na área da comunicação. o titulo foi repassado pelo vereador Gilberto Lima que faz um trabalho exemplar no município, além de receber seu título Rui da Princesa representou o Deputado Federal Wladimir Costa.

Texto Franck França

Fotos: Buchudo