No total foram 90 dias de campanha, 04 candidatos, 118 urnas, 118 sessões eleitorais, 34 mil e 75 eleitores aptos a votar em São Miguel do Guamá, e apenas um vencedor com 10.567 votos. Foi assim que o Sr. Francisco das Chagas Sá, o Cacau venceu as eleições municipais em São Miguel do Guamá.
O candidato eleito, aos poucos cresceu no cenário político do município e conseguiu se eleger ao cargo de Prefeito Municipal da Cidade de São Miguel do Guamá. Em seu primeiro disco, já na condição de candidato eleito ele disse, “Não foi o cacau e nem o Carlos Vaz, que ganhou quem ganhou foi o posso de São Miguel”, declarou ele.
Conheça um pouco mais da História e Trajetória de vida do candidato Cacau
Francisco das Chagas Sá, o nosso Cacau, nasceu em dezembro de 1958 aqui em São Miguel do Guamá. Foi caçula de cinco irmãos, todos sustentados pela coragem e pelo amor de Dona Bulá, sua mãe, que lavava roupa para fora, todos os dias, fizesse chuva ou sol para garantir o mínimo a seus filhos.
Sua dedicação aos estudos é tudo o que sua mãe mais ensinava. Ela conseguiu uma bolsa de estudos com a qual ele pode estudar no Externato Santo Antônio Maria Zacarias. Depois que concluiu o primeiro grau (Ensino Fundamental) conseguiu ir para a Capital e cursar o segundo grau (Ensino Médio) no Colégio Souza Franco, graças a sua prima Rosa que lhe garantiu abrigo.
Depois conseguiu emprego no Banco do Brasil que o levou para o Amapá, onde fez o Curso Superior em Ciências Contábeis.
Sempre com os ensinamentos de sua mãe seguia adiante, fez pós-graduação pela grandiosa Fundação Getúlio Vargas, se tornando Especialista em Políticas Públicas, Controladoria e Auditoria Financeira.
Com cada vez mais estudo, sua carreira no banco só avançava, colocando-o no cargo de Gerente Geral.
Hoje, depois de tanto caminhar com passos honestos com os ensinamentos de Dona Bulá na cabeça se fez um grande produtor da indústria da carne, do leite e do queijo. Tem uma companheira que sempre lhe dá orgulho e carinho, a Estela, que também lhe deu dois lindos filhos, a Yasmin e o Caio.
Cacau é assim, nunca esquece a mãe e todas as dificuldades que sofreu, sente que pode e deve fazer alguma coisa para que as crianças tenham uma ajuda, alguma coisa que facilite o caminho delas para uma vida melhor e bela. Sente que agora é a hora de produzir Políticas Públicas eficazes e honestas para servir a toda essa gente da amada cidade de São Miguel do Guamá.