Venda pelo preço simbólico foi assinada hoje, no Fórum de Belém.
Empresa compradora vai assumir as dívidas da concessionária de energia.
A Celpa (Centrais Elétricas do Pará) foi vendida nesta terça-feira (25) pelo valor de R$ 1. A empresa foi adquirida pela Equatorial Energia S/A, do Maranhão, pela quantia simbólica já que a concessionária de energia está em fase de recuperação judicial. O contrato de venda foi assinado no Fórum de Belém.
A empresa maranhense, que atende mais de 200 municípios, adquiriu 65% das ações da Celpa e vai assumir as dívidas da concessionária, que chega a R$ 3 bilhões. A conclusão da compra aguarda ainda a aprovação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade).
O plano de recuperação da concessionária de energia foi aprovado e homologado no dia 1º de setembro. O acordo trazia propostas para equacionamento do financeiro e do chamado passivo operacional, que diz respeito ao ciclo operacional da empresa, tais como fornecedores, salários, encargos e impostos, assim como a aquisição do controle concessionária de energia do Pará por um investidor.
Em fevereiro deste ano, a Celpa entrou com o pedido de recuperação judicial no Tribunal de Justiça do Estado para tentar sua reestruturação e evitar a falência da empresa. A medida foi vista como uma tentativa de regularizar a situação financeira da empresa sem descontinuar as operações presentes e futuras.
Na semana passada, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou o plano de transição apresentado pela Equatorial Energia para a aquisição do controle da Celpa, durante reunião em Brasília.
0 comentários:
Postar um comentário