quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

O WhatsApp ficará fora do ar por 48 horas no Brasil 
O WhatsApp ficará fora do ar por 48 horas no Brasil Foto: Arquivo


Desde a meia-noite desta quinta-feira começou a valer o bloqueio do aplicativo WhatsApp, por determinação da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, que manteve o autor da ação sob sigilo. O criador do WhatsApp, Jan Koum, postou uma crítica à decisão da Justiça Brasileira, logo após o aplicativo parar de funcionar.





O assunto já é o mais comentado no Twitter e está em primeiro lugar nos tranding topics Brasil da rede social. Ao tentar enviar uma mensagem, o usuário visualiza apenas o sinal de que o processo não foi concluído (o ícone de um relógio).
Na internet, o bloqueio dividiu opiniões, com gente dizendo que sem o aplicativo haveria mais tempo para fazer outras coisas, mas a maioria ficou mesmo indignada com o cancelamento temporário do app. Houve até celebridade dando início a uma campanha para burlar o bloqueio.


 


As operadoras de telefonia celular receberam a ordem judicial nesta quarta-feira, com a determinação de bloquear o funcionamento do aplicativo em todo o território nacional por 48 horas. O WhatsApp informou, ao EXTRA, que não vai se pronunciar sobre o assunto.
A decisão foi proferida pela juíza Sandra Regina Nostre Marques em um procedimento criminal, que corre em segredo de justiça."Isso porque o WhatsApp não atendeu a uma determinação judicial de 23 de julho de 2015. Em 7 de agosto de 2015, a empresa foi novamente notificada, sendo fixada multa em caso de não cumprimento. Como, ainda assim, a empresa não atendeu à determinação judicial, o Ministério Público requereu o bloqueio dos serviços pelo prazo de 48 horas, com base na lei do Marco Civil da internet", afirma a decisão.

Fonte: Extra

Veículo marinho serviria para transportar drogas para fora do Brasil.

 

Um submarino que estava em construção na costa de uma ilha no município de Vigia, nordeste paraense, foi descoberto por uma equipe da Polícia Civil nesta quarta-feira (16). A polícia suspeita que o veículo seria utilizado para transportar drogas do Pará para fora do país.
 A Polícia Civil chegou até o submarino após uma denúncia anônima recebida na última segunda-feira (14). Pelas imagens feitas pelos investigadores, é possível ver que o submarino está pronto e conta com um painel que facilitaria a navegação. Nas imagens também é possivel ver que o veículo marinho tinha motores e cabos instalados.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi enviada ao local para auxiliar na remoção do submarino. Equipes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, da Divisão de Repressão ao Crime Organizado e da Delegacia de Polícia Fluvial participam da operação.

Fonte: Portal ORM

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

O criminoso foi preso em Rurópolis, no final da tarde de ontem (14). Ele também é acusado de incendiar carro da PM

 

Foto: Divulgação/Segup 
 Foto divulgação/Segup 

 

Foi preso na tarde de ontem (14), em Rurópolis, sudoeste paraense, o responsável pelos disparos que causaram a morte da subtenente da Polícia Militar Silvia Sousa, em Santarém. O criminoso teria sido identificado na troca de informações entre policiais de Santarém e de Rurópolis. Sebastião de Sousa Barbosa Neto já tem passagem pela polícia por crimes praticados em Santarém e Juruti.
De acordo com as informações do superintendente da Polícia Civil do Baixo Amazonas, delegado Gilberto Aguiar, o criminoso confessou ser o autor do crime. Após o assassinato cometido, o bandido teria seguido para o quilômetro 145 da BR Santarém-Cuiabá, sentido Rurópolis. Pouco antes, ainda em Santarém, escondeu, na casa de um traficante, a arma roubada da policial e a motocicleta usada no latrocínio. A polícia já apreendeu a motocicleta.
Antes do latrocínio, juntamente com um comparsa, o criminoso assaltou uma farmácia em Santarém. O assalto foi registrado pelo sistema de vídeo do estabelecimento, o que ajudou na identificação de Neto. Ele também é acusado de ter incendiado um carro da PM em Juruti.
A Polícia Civil ainda vai decidir sobre o destino do responsável pelo homicídio da subtenente, se ficará preso naquela região ou seguirá para Belém.

Fonte: Portal ORM

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Inquéritos vão apurar suposta corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Senadores negam suspeitas; 

 

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta terça-feira (1º) a abertura de mais dois inquéritos na Operação Lava Jato para investigar os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) – presidente do Senado – Delcídio do Amaral (PT-MS), e Jader Barbalho (PMDB-PA).

Os pedidos foram feitos nesta segunda pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Em um deles serão investigados Delcídio (preso na semana passada), Renan e Jader. No outro inquérito, a investigação se dará sobre Renan, Jader e o deputado federal Aníbal Gomes (PMDB-CE).

Os dois inquéritos buscarão provas sobre suspeitas da prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro supostamente relacionados aos parlamentares. Zavascki já determinou o início das diligências pela Polícia Federal. As investigações vão ocorrer sob segredo de Justiça.
Os pedidos estão em segredo de Justiça e se baseiam em petições ocultas – procedimentos adotados no Supremo para manter em sigilo as delações premiadas. Com a decisão de Teori, Renan virou alvo de cinco inquéritos da Lava Jato. Delcídio do Amaral será investigado em duas apurações. Jader Barbalho entra pela primeira vez na lista de investigados da Operação Lava Jato.

Os senadores Renan Calheiros, Delcídio Amaral e Jader Barbalho podem vir a ser alvo de novo inquérito no STF (Foto: Montagem com imagens de Waldemir Barreto/Agência Senado, Moreira Mariz/Agência Senado e Jefferson Rudy/Agência Senado)Renan Calheiros, Delcídio Amaral e Jader Barbalho viraram alvos de novo inquérito no STF (Foto: Imagens de Waldemir Barreto/Agência Senado, Moreira Mariz/Agência Senado e Jefferson Rudy/Agência Senado)

Senadores negam suspeitas
Nesta segunda, quando foi pedido o novo inquérito, Renan Calheiros reiterou, por meio de sua assessoria, que suas relações com as empresas públicas "nunca ultrapassaram os limites institucionais" e que "nunca autorizou, credenciou ou consentiu" que seu nome fosse utilizado por terceiros.

A assessoria do presidente do Senado informou, ainda, que ele já prestou os esclarecimentos necessários, mas que está à disposição para novos informações, se for o caso.
A assessoria de imprensa de Delcídio do Amaral informou ao G1 que o advogado do senador precisará se inteirar do caso para divulgar um posicionamento.
Procurado pelo G1, o senador Jader Barbalho informou desconhecer a situação. "Estou tomando conhecimento por você. Não tenho nenhuma manifestação a fazer por desconhecer qualquer razão [para abertura de investigação]".

Fonte: G1
 

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Tremor de magnitude 7,6 ocorreu na fronteira entre Peru e Brasil, diz USGS.
'Ficaram todos assustados', diz moradora de cidade acreana.

 

Tremor no Peru Terremoto Abalo Sísmico (Foto: Editoria de Arte/G1) 

Moradores de ao menos seis cidades do Acre, Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Xapuri e Santa Rosa do Purus sentiram um tremor de terra, nesta terça-feira (24). O tremor também foi sentido em Rondônia e Manaus.
Segundo informou o  Serviço Geológico dos EUA (USGS) um tremor de magnitude 7,6 aconteceu às 20h45 (hora de Brasília) na região fronteiriça entre Peru e Brasil -- com epicentro no Peru. Ainda segundo o USGS, o tremor teve profundidade de 602 km.
Um vídeo feito pela estudante Thaynah Santos, de 22 anos, mostra o momento em que ela percebeu o tremor em Rio Branco.

"Estava deitada no meu quarto mexendo no meu celular, senti a cama tremer e em seguida o guarda-roupas, o tremor parou e voltei a deitar, foi quando voltou. Saí correndo para rua com medo de acontecer alguma coisa e todo mundo tinha saído das suas casas. Fiquei com muito medo, me arrepiei inteira", lembra.

 

Tremor em Manaus
O tremor também foi sentido em algumas zonas de Manaus. Uma faculdade na Zona Centro-Sul liberou alunos. Moradores de prédios na mesma zona desceram dos prédios após sentirem o abalo.

De acordo com o universitário Thiago Correa, de 29 anos, o tremor durou alguns segundos e foi sentido no prédio do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM). "Nós estávamos trabalhando normal, no computador, quando sentimos um tremor forte. Uma moça que trabalha na frente da minha sala foi nos avisar e perguntar se também estávamos sentindo. Aí a gente já foi abrindo a porta e descendo as escadas. Encontramos com outras pessoas de outros andares que também sentiram. Umas até sentiram muito forte, disseram que o monitor do computador chegou a tremer".


 Funcionários do Tribunal de Justiça saíram do prédio após tremor (Foto: Thiago Correa/Arquivo Pessoal)Funcionários do Tribunal de Justiça de Manaus saíram do prédio após tremor (Foto: Thiago Correa/Arquivo Pessoal)

Fonte: G1

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Anderson Leitão estrangulou Ana Carolina por ciúmes.
Amiga disse que texto enviado para Ana nesta quarta foi visualizada por ele

 A família da dançarina cearense Ana Carolina de Souza Vieira, de 30 anos, estava preocupada com a presença do ex-namorado dela, Anderson Rodrigues Leitão, de 27 anos, em São Paulo. Ele morava em Fortaleza, de onde viajou de avião para a capital paulista na sexta-feira (30), e insistia em encontrar a vítima. O medo é revelado por mensagens de Whatsapp no grupo da família.

Ana Carolina foi encontrada morta na manhã desta quarta-feira (4) no apartamento em que morava na Rua Vergueiro, no Sacomã, na Zona Sul de São Paulo. O corpo foi achado após os zeladores sentirem um cheiro forte vindo do apartamento. Eles tocaram a campainha, notaram que a porta estava aberta, entraram e encontraram o corpo na cama do quarto, coberto.

Ana Carolina avisa a família que vai ficar em casa porque o ex-namorado está na porta do prédio (Foto: Glauco Araújo/G1) 
Ana Carolina avisa a família que vai ficar em casa na sexta-feira (30) porque o ex-namorado está na porta do prédio (Foto: Glauco Araújo/G1) 

Confissão
Anderson confessou à polícia que matou a dançarina na noite de segunda-feira (2) e ficou dois dias com a ex-namorada morta. Ele revelou que maquiou o rosto e penteou o cabelo dela após o crime.

Ele chegou a São Paulo na sexta-feira e foi direto para o prédio de Ana Carolina. Segundo a polícia, ele chegou a entrar no condomínio, mas foi retirado do local pelos zeladores atendendo a um pedido da dançarina, que foi orientada pela família a proibir a entrada dele.
Na última segunda, no entanto, ela permitiu que o ex-namorado subisse após ele insistir muito.

Folha com duas fotos de Anderson que a vítima deixou na portaria do prédio indicando que ele estava proibido de entrar no local (Foto: Glauco Araújo/G1)Folha com duas fotos de Anderson que a vítima deixou na portaria do prédio indicando que ele estava proibido de entrar no local (Foto: Glauco Araújo/G1)

 Ana Carolina Vieira era de Fortaleza e morava em São Paulo (Foto: Reprodução/Facebook/Ana Carolina Vieira) 
Ana Carolina Vieira era de Fortaleza e morava em São Paulo (Foto: Reprodução/Facebook/Ana Carolina Vieira)

Fonte: G1

 

Decisão vale para cidades isoladas do sistema nacional e a ilha de Cotijuba

 Foto: Reprodução/ internetFoto: Reprodução/ internet Milhares de famílias paraenses que se encontram nos municípios isolados por não receberem energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) pagarão menos na conta de luz. Isto porque, a partir de dezembro, a bandeira vermelha não irá mais incidir na conta das 25 cidades mais a Ilha de Cotijuba, em Belém, que estão fora do SIN. Esta foi uma ação do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que em articulação com a senadora Sandra Braga (PMDB-AM), conseguiu incluir os municípios paraenses na emenda apresentada pela parlamentar junto à Medida Provisória 677/2015.
A ação dos senadores altera a Lei 12.111 de 2009, estabelecendo que as bandeiras tarifárias não se aplicam aos consumidores de áreas isoladas. Fundamentalmente, a MP 677/2015 - sancionada ontem pela presidente Dilma Rousseff - prevê a criação do Fundo de Energia do Nordeste e prorroga, até 2037, o prazo de vigência de contratos especiais entre Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e indústrias eletrointensivas. Após ser exaustivamente debatido pelos parlamentares, o texto original foi alterado pelas emendas para atender outras regiões brasileiras em relação à questão energética.
Foi por meio das emendas que a MP pôs fim a cobrança da bandeira tarifária aos municípios isolados do SIN. "A minha luta é pela extinção da bandeira para todos os municípios do Pará. Não é possível que um Estado exportador de energia, que contribua para o sistema elétrico, pague pela bandeira vermelha, sem receber nenhum tipo de benefício. Por enquanto, a solução foi retirar os municípios que estão isolados, mas continuarei trabalhando para buscar uma compensação ao Pará e reduzir a conta de energia dos paraenses", justificou o senador Flexa Ribeiro.
Dentre os municípios que serão beneficiados pela MP, a cidade de Curuá comemora a ação política. De acordo com a prefeita Adriana Silva, o recurso que era empregado pelo município para pagar a conta de energia da Prefeitura poderá ser deslocado para outras secretarias, reforçando as áreas de saúde e educação. "Neste momento em que os municípios estão quebrados por conta da redução no repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), ações como essa, que contribuem com a diminuição de gastos, deverão nos ajudar no sentido de dar mais efetividade às ações em áreas essenciais como saúde, educação e até mesmo para que a Prefeitura possa empregar esse recurso na iluminação pública", comentou a prefeita.
Além de Curuá, serão beneficiados os municípios de Afuá, Alenquer; Almerim; Anajás; Aveiro; Cachoeira do Arari; Chaves; Santa Cruz do Arari; Faro; Gurupá; Jacareacanga; Juruti; Monte Alegre; Muaná; Oeiras do Pará; Ponta de Pedras; Porto de Moz; Prainha; Salvaterra; Santa do Araguaia; Sebastião da Boa Vista; Soure; Terra Santa; Santa Maria das Barreiras e a Ilha de Cotijuba, em Belém.

Fonte: Portal ORM
 

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Acidente aconteceu enquanto caminhoneiro fazia manobra com o veículo.
Mãe da criança só percebeu a ausência da filha quando escutou gritos na rua.

Durante manobra caminhoneiro atropelou criança em Itanhaém (Foto: G1)Caminhoneiro atropelou criança durante manobra em Itanhaém, no litoral de São Paulo (Foto: G1)

 Uma criança de um ano e três meses morreu após ser atropelada por um caminhão nesta quarta-feira (28), no bairro Balneário Tupi, em Itanhaém, no litoral de São Paulo.
O caso aconteceu na Rua Iemanjá quando o motorista de um caminhão estava monobrando o veículo. Neste momento, a criança passou por trás do caminhão engatinhando. Sem conseguir ver a menina, o condutor deu a marcha à ré e acabou atropelando a criança.
Após ouvir gritos das pessoas que estavam passando pelo local, o motorista freou o veículo e só então notou o que havia ocorrido. Segundo informações da Polícia Civil, a mãe, que tem 20 anos, estava na cozinha distraída com suas atividades e não percebeu que a menina havia saído de casa.
Ainda de acordo com a polícia, a mãe afirmou em depoimento que sentiu falta da filha ao mesmo tempo em que escutou os gritos na rua. Ao sair da residência, ela encontrou a menina caída no chão.
Em depoimento, o motorista relatou que estava no bairro para fazer uma entrega de móveis, mas o cliente não estava no local. De acordo com a polícia, foi neste momento que o acidente ocorreu.
A ocorrência foi encaminhada para o 2º Distrito Policial da cidade, onde o caso é investigado.

Menina morreu no local do acidente em Itanhaém, SP (Foto: G1) 
Menina morreu no local do acidente (Foto: G1)

Fonte: G1 

CDP, Global e Minerva terão de pagar pelo desastre ambiental na região

 
Foto: Fábio Costa/ O LiberalFoto: Fábio Costa/ O Liberal 

Quase R$ 104 milhões. Esse é o valor da multa aplicada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) às três empresas envolvidas no naufrágio do navio Haidar, que, com quase cinco mil bois a bordo, afundou no porto de Vila do Conde, em Barcarena, no dia 6 deste mês. Até terça-feira passada, o valor exato era R$ 103 milhões e 800 mil reais. A informação foi confirmada ontem pela Semas. E, ontem, o desastre ambiental em Barcarena completou 22 dias.
O valor aplicado pela Semas foi de R$ 220 mil do dia 7 ao dia 9 de outubro. De R$ 1 milhão do dia 10 ao dia 15 de outubro e de R$ 2 milhões até o momento. Segundo a secretaria, o valor da infração é de natureza continuada e será pago pelas empresas, entre as quais a Companhia Docas do Pará, quando o levantamento do processo for finalizado”. Titular da Semas, Luiz Fernandes Rocha tem cobrado mais agilidade da CDP e das demais empresas responsáveis pelo transporte e pela carga naufragada, alertando para o risco do prejuízo ambiental se propagar. “Queremos celeridade em todo o processo, porque o naufrágio afetou toda a população local”, afirmou.
Depois de quatro notificações e de arcar com multa diária que chegou a R$ 2 milhões por descumprimento de três delas, a CDP entregou à Semas e ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) o Plano Consolidado de ações para retirada e descarte dos mais de quatro mil bois (que continuam na embarcação) e das quase 700 toneladas de óleo do navio Haidar. O plano foi protocolado no final da tarde de segunda-feira (19) e, desde o dia seguinte (20) está sob análise dos especialistas do Ibama e Semas. A principal preocupação dos dois órgãos é a defesa do meio ambiente e a mitigação dos riscos para os moradores de Vila do Conde.
Os bois submersos já estão em avançado estado de decomposição e sua retirada poderá agravar a contaminação do Rio Pará. Por isso, é necessário um cuidado redobrado para que as carcaças não contaminem o solo no trajeto até a área de descarte, a 20 quilômetros do porto, e o lençol freático abaixo das covas em que serão enterrados os restos dos bois para incineração. “O papel da Semas, como órgão ambiental do Estado, é fiscalizar, autuar, multar, monitorar e notificar as empresas responsáveis pelo acidente e também a CDP, responsável pelo porto”, disse o secretário Luiz Fernandes. “Este plano vem sendo cobrado desde o dia 6, quando ocorreu o desastre. Tanto é que a Semas já emitiu doze autos de infração e quatro notificações cobrando esse documento e multou a CDP e as empresas primeiramente em R$ 200 mil ao dia, depois subiu a multa para R$ 1 milhão por dia e agora já chegou a R$ 2 milhões”, informou.

Fonte: Portal ORM

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Em Venda Nova, choveu 40% de toda a chuva esperada para o mês em BH.
Segundo a Defesa Civil, não há registro de pessoas desaparecidas.

 Carros empilhados (Foto: Reprodução / TV Globo)Após o temporal, carros ficaram empilhados (Foto: Reprodução / TV Globo)

O temporal que atingiu Belo Horizonte nesta terça-feira (27) causou muitos estragos. Em quase uma hora, a região de Venda Nova, uma das mais atingidas, teve o equivalente a 40% de toda a chuva esperada para o mês inteiro na cidade. Na Avenida Vilarinho, vários carros foram levados pela correnteza. Depois que a água escoou, 30 carros ficaram empilhados.
Quem passava pela avenida no momento da chuva ficou em pânico. “Esse que eu vi aqui foi o pior. Já tiveram outros, mas não igual esse. Foi igual um tsunami”, comparou o dono de guincho Gilberto Pereira.
Em 40 minutos choveu 57 milímetros na região, o equivalente a mais de 40% do esperado para todo o mês de outubro, segundo a Defesa Civil.
 
Carros arrastados
A correnteza arrastou muitos carros. Duas pessoas que estavam em um dos carros arrastados tiveram que sair pelas janelas.


 Carros empilhados (Foto: Reprodução / TV Globo)Carros ficaram empilhados após a água escoar (Foto: Reprodução / TV Globo)

Fonte: G1

 

No Pará, apenas os funcionários da Caixa ainda mantêm a paralisação

 

  Em assembleias diferentes realizadas ontem à tarde, na sede do Sindicato dos Bancários, em Belém, os trabalhadores do Banco do Brasil e do Banco da Amazônia decidiram, à unanimidade, pelo fim da greve deflagrada há 22 dias, em todo o Brasil. Os funcionários da Caixa, entretanto, continuam paralisados e realizarão hoje nova assembleia, às 18h, para decidir se voltam ou não ao trabalho. Eles não contam mais com o apoio de colegas das grandes bases, como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, que, atendendo a instruções do comando geral de greve, decidiram pela volta ao serviço desde ontem.
As assembleias dos funcionários do Banco do Brasil e do Banco da Amazônia ocorreram em auditórios diferentes do Sindicato dos Bancários, às 17h. Já a assembleia dos funcionários da Caixa ocorreu uma hora depois, também na sede do sindicato.

Foto: Ary Souza/ O LiberalFoto: Ary Souza/ O Liberal  Fonte: Portal ORM 

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Polícia chegou até a vítima por meio de uma denúncia anônima em Ananindeua

 

 Foto: Arquivo Pessoal 
Foto: Arquivo pessoal


Josi Cleice da Costa, de 36 anos, foi presa no final da manhã desta terça-feira (20) na rua União da Paz, no bairro do Jaderlândia, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. Ela é acusada de matar e enterrar o corpo do marido, identificado como Alexandre dos Reis, de 40 anos, que estava desparecido há seis meses. A Polícia Civil chegou até a mulher por meio de uma denúncia anônima.
Na manhã de hoje policiais foram até o quintal da acusada e encontraram o corpo no local. Em depoimento, Josi Cleice negou o crime e disse que o marido morreu após tomar uma dose forte de um remédio controlado, e em seguida, consumir drogas. A mulher disse que enterrou a vítima por medo.
O corpo foi removido do local por uma equipe do Centro de Períciais Renato Chaves na tarde de hoje. A acusada foi autuada por homicídio e ocultação de cadáver. Ela segue presa na delegacia da Jaderlândia.

Local onde o corpo foi encontrado. Foto: Ivan Duarte/O LiberalLocal onde o corpo foi encontrado. Foto: Ivan Duarte/O Liberal  Fonte: Portal ORM

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Venezuelano era alvo de brincadeiras na escola.
Seu pé direito tem 40,1 cm de comprimento.

 

Venezuelano Jeison Orlando Rodríguez tem maior pé (40,1 centímetros (Foto: ReproduçãoGuinnesss)Venezuelano Jeison Orlando Rodríguez tem maior pé (40,1 centímetros (Foto: Reprodução/Guinness)


O venezuelano Jeison Orlando Rodríguez, de 20 anos, é considerado pelo Guinness, o livro dos recordes, o detentor do maior pé humano do mundo. Seu pé direito tem 40,1 cm de comprimento – um pouco maior que o esquerdo, que mede 39,6 centímetros.  Ele calça tamanho 26 pelo padrão americano, o que equivale ao 57 no Brasil.
"Desde que tenho 14 anos, faziam meus sapatos de material usado para fazer calças, o que só durava duas ou três semanas. Então às vezes andava descalço. Esse é o tipo de coisa pela qual passava. Olhava para as pessoas e dizia 'como gostaria de ter um par de sapatos'", disse Rodríguez à agência Reuters.

Fonte:G1

App pode ser baixado gratuitamente na Play Store

 

Divulgação


O Departamento de Trânsito do Estado (Detran), por meio de sua Diretoria de Tecnologia e Informática, lançou, nesta quinta-feira (15), um aplicativo para ser utilizado em dispositivos móveis. É o "DETRAN/PA mobile" que possibilita a realização de serviços de consulta a veículos e habilitação.
O aplicativo foi desenvolvido pela equipe de desenvolvimento de sistemas da Diretoria de Tecnologia e Informática (DTI) do Detran, com a proposta de facilitar o acesso aos serviços disponíveis na página eletrônica da instituição.
A nova ferramenta pode ser baixada em smartphones e tablets de usuários da plataforma android, com a finalidade de realizar consultas detalhada ou resumida a veículos e à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como pontuação e infrações.
A novidade já está disponível e pode ser baixado gratuitamente, na “Play Store” do Google, por meio da busca, onde o usuário pode pesquisar por DETRAN/PA ou por meio do link https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.pa.detran.mobile&hl=pt_BR.

Fonte: Portal ORM

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Gado continua no interior do navio Haidar, em estado de decomposição

 

 

Representantes da Companhia Docas do Pará (CDP) se comprometeram em entregar, até hoje pela manhã, duas propostas para a retirada do gado morto que ainda está dentro do navio cargueiro Haidar, em intenso processo de decomposição. Titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Luiz Fernandes Rocha disse ontem que, até o momento, a Semas ainda não recebeu nenhum plano para a retirada do resíduo. “A CDP ainda não apresentou nenhum plano para que esse problema fosse solucionado. Fizemos essa reunião (ontem) para cobrar celeridade em todo o processo, que afeta toda a população local”, afirmou.

Além de todos os procedimentos administrativos referentes aos autos de infração lavrados em desfavor dos responsáveis, a Semas já notificou a CDP e todas as empresas envolvidas direta e indiretamente no ocorrido, para que ocorra, no prazo de 24 horas, o cumprimento das exigências feitas pela Secretaria de Meio Ambiente, com relação à retirada imediata dos animais e tanques de combustíveis que ainda estão no local, assim como efetivar todas as medidas legais necessárias à regularidade do corpo hídrico no qual fôra lançado material oleoso e feno (alimento bovino), sob pena de pagamento de multa diária desde já fixada em R$ 200 mil.

Em decorrência de todo o sinistro, o órgão ambiental do Estado interditou temporariamente o exercício da movimentação de carga viva no Porto da Vila do Conde, tendo em vista a necessidade de apresentação imediata de um plano de contingenciamento de possíveis sinistros quando do transbordo da carga, o que será analisado pela equipe técnica do órgão. A Semas aguarda o plano de contingência para poder liberar novamente as atividades de carga viva no porto. A Semas destacou uma equipe de fiscalização e licenciamento portuário em Vila do Conde para acompanhar todos os desdobramentos e encaminhamentos necessários à regularidade do acidente, inclusive disponível a compor o comitê de crise instalado em Barcarena.


 Foto: Tarso SarrafFoto: Tarso Sarraf  Fonte: Portal ORM

sábado, 3 de outubro de 2015

Foto: Igor Mota/ O Liberal
Feirantes denunciam a adição de corante e água no produto da mesa do Círio

O tucupi é um dos ingredientes indispensáveis para pratos típicos do Círio de Nazaré, mas os consumidores devem tomar cuidado ao comprar o produto em feiras e outros pontos de vendas de Belém. Ontem de manhã, os próprios trabalhadores da Feira da 25 de Setembro (av. Romulo Maiorana), no Marco, denunciaram que alguns vendedores mal-intencionados acrescentam água para diluir o tucupi e chegam a colocar corantes para dar uma cor amarelada ao sumo de mandioca. No local, o ingrediente é vendido nas formas normal ou concentrado, a preços que variam de R$ 4 a R$ 16, dependendo do volume e do tipo.

Feirante há 50 anos, Eliete Chaves relatou que ainda há venda de tucupi adulterado naquela feira, localizada à avenida Romulo Maiorana. “O pessoal está botando corante para mudar a cor. Tem cliente que não percebe isso”, disse. No boxe, ela comercializa a garrafa de dois litros do produto de R$ 8 (normal) a R$ 15 (concentrado) 2 litros, mesmo preço praticado em 2014. “Estou conseguindo vender umas 50 garrafas dessa por dia. No ano passado, vendia bem mais”.

Diante da situação, os consumidores têm adotado algumas estratégias para conferir a qualidade do tucupi. O vendedor autônomo Edivaldo Gonçalves aposta na “provinha” do ingrediente antes de levá-lo para casa. “Pelo que já comprei aqui, não acho que é adulterado. Se vejo que está claro demais, nem compro”.

Olho vivo

Leila Marques, técnica do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Devisa/Sesma).
Como é feita essa adulteração?
A mais comum é a adição de corantes.
 
Como é feita a fiscalização sobre a venda do tucupi?

A equipe do Devisa pontua as áreas de fiscalizações. Avaliamos a estrutura do estabelecimento, as condições higiênico-sanitárias e as condições de manipulação.

Quantos estabelecimentos já sofreram notificação por causa de adulteração do tucupi?
Este ano nenhum. Atendemos diversas denúncias sobre falta de higiene e sobre as condições de manipuladores e manipulação, mas não recebemos nenhuma denúncia por fraude.

Conforme a experiência da Vigilância, podemos afirmar que é “mais comum” a adulteração nesse período do ano, já que o tucupi é um dos ingredientes indispensáveis para diversos pratos do Círio?

Consideramos que, por ser um produto de consumo o ano todo, a adulteração pode ocorrer qualquer período do ano. É muito importante que o consumidor suspeite e denuncie.

Em caso de constatação da adulteração, quais as consequências para o vendedor/feirante? E se for reincidente?

A adulteração é crime. Cabe ao Devisa o trabalho técnico. Podemos apreender o produto, suspender a venda e até fazer a interdição cautelar do estabelecimento por 90 dias. Já as penalidades criminais são imputadas pela legislação, como Código de Defesa do Consumidor.

Em caso de denúncia, para onde o consumidor pode ligar? (local, telefone e horário de funcionamento para receber as reclamações).

Em casos de denúncia, o consumidor precisa ir até ao prédio do Departamento de Vigilância Sanitária, localizado na Travessa FEB, 77, no bairro de São Brás, de 8h às 16h. Não precisa se identificar, mas precisa apresentar um documento de identidade. Dúvidas podem ser sanadas pelo telefone 3344-1754.
Fonte:ORMNEWS

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Astro esteve alinhado com o Sol e a Terra neste domingo (27).
Fenômeno magnífico só voltará a acontecer em 2033.

 Esta imagem composta mostra a progressão do eclipse lunar total para uma lua de sangue (Foto: AFP PHOTO / Jim Watson)Esta imagem composta mostra a progressão do eclipse lunar total para uma lua de sangue (Foto: AFP PHOTO / Jim Watson)

 

 O eclipse total da Lua pôde ser observado durante mais de uma hora neste domingo (27), por volta das 23h11 até 0h23 (horário de Brasília), do continente americano até o Oriente Médio. O astro, que não produz luz própria, aproveitando a que recebe do Sol, esteve alinhado com o Sol e a Terra.

Em seu ponto mais próximo da Terra, a Lua, grande e luminosa, ficou vermelha em um eclipse total, um fenômeno magnífico que só voltará a acontecer em 2033. Os admiradores que conseguiram contemplá-la foram presenteados com um espetáculo da natureza.
A Lua desapareceu do nosso campo de visão, privada dos raios solares, e reaparecereu pintada de vermelha - por isso, também é conhecida como "lua sangrenta" ou lua de sangue. A transmissão foi feita pelo site da redes de observatório Slooh e reproduzido no Youtube.





Fonte: G1

Funcionários decidiram por fim à greve de 78 dias no Estado

 

 Acabou ontem (25) a greve dos funcionários da Previdência Social no Estado. Em assembleia geral em frente à Gerência Executiva do Instituto Nacional da Seguridade Social em Belém, na avenida Nazaré, a categoria decidiu suspender o movimento grevista iniciado em 7 de julho e retornar ao trabalho na segunda-feira, dia 28. Os servidores encaminharam ofício à Gerência Executiva solicitando uma reunião às 16 horas de segunda para tratar o atendimento à demanda reprimida dos usuários nos 78 dias, como informou ontem o diretor do sindicato da categoria no Estado (Sintprevs), Raymundo Trindade. 

Foto: SintprevsFoto: Sintprevs 
Como informou Trindade, “a decisão segue o indicativo da Federação Nacional dos sindicatos que envolvem esses trabalhadores (Fenasps)”. A Federação deu indicativo para deliberação, nos estados, sobre os rumos da greve após reuniões ocorridas com o Governo Federal nos últimos dias e as plenárias da Federação realizadas, em Brasília, com representantes de servidores de 17 estados brasileiros. Nesta segunda-feira, a procura pelos serviços nos postos do INSS deverá ser intensa no Estado e em todo o País.
O Governo Federal e servidores ainda irão definir se haverá plantão para repor o tempo parado na greve. Os servidores aceitaram a proposta de 10,8% de reajuste salarial, do Governo Federal, com uma parte sendo paga em agosto de 2016 e outra em janeiro de 2017. Os servidores no Pará informaram que estão atentos às reivindicações de concurso público; fim de assédio moral; contra as terceirizações; isonomia salarial e paridade entre ativos e aposentados.





Fonte: Portal ORM
 

terça-feira, 22 de setembro de 2015

São ofertadas 1.710 vagas para os cursos de graduação

 

 

Começa hoje (22) e segue até o dia 8 de outubro o período de inscrições para o Processo Seletivo (Prosel 2016) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que oferta 1.710 vagas nos cursos de graduação. Para se inscrever, o candidato deverá acessar exclusivamente o site da universidade - www.uepa.br/daa - onde deverá preencher o cadastro com dados pessoais e informações relativas ao Prosel/2016, quando será gerado o número de protocolo da solicitação de inscrição.
Somente o preenchimento do cadastro com dados pessoais não implica na geração de solicitação de inscrição para o processo. O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é documento obrigatório para a efetivação do ato, além de um endereço de e-mail válido e único. Para a inscrição é cobrada taxa de R$ 25,00, que deverá ser paga até o dia 9 de outubro em qualquer agência bancária.
Como critério de avaliação do Prosel, a Uepa vai adotar em 2016, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que, em 2015, será realizado nos dias 24 e 25 de outubro. Os interessados em concorrer a uma vaga na Universidade, por meio dessa modalidade, deverão fazer as provas do Enem. 


 Foto: Ascom/UepaFoto: Ascom/UEPA

O período de solicitação de isenção e envio de documentos comprobatórios terminou no dia 28 de agosto. Será automaticamente eliminado do Prosel o candidato que faltar um dia de prova do Enem 2015 ou obtiver nota inferior a 400 na redação, numa escala de 0 a 1000, ou ainda, que obtiver média aritmética das notas do Exame inferior a 400. Um bônus de 10% será atribuído sobre a média aritmética das notas obtidas no Enem aos candidatos que concluíram o Ensino Médio, ou equivalente, em escolas localizadas no Estado do Pará. A comprovação desta condição será feita no ato da matrícula. O candidato que não o fizer será eliminado do processo, perderá o direito à vaga e não poderá se matricular.
Outro critério para se habilitar a uma das vagas, caso preencha todos os requisitos e seja aprovado, é ter concluído ou estar em fase de conclusão do Ensino Médio.




 Fonte: Portal ORM

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Decisão ocorre semanas antes de troca do equipamento ser exigida.
Desde o fim de 2014, novo tipo de extintor sumiu de lojas e preço subiu.

 

 O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu em reunião nesta quinta-feira (17) que o  uso do extintor de incêndio em carros, caminhonetes, camionetas e triciclos de cabine fechadas, será opcional, ou seja, a falta do equipamento não mais será considerada infração nem resultará em multa.

 Extintor do tipo ABC será obrigatório em carros a partir de 1º de abril deste ano (Foto: Luciana Amaral/G1)Extintor do tipo ABC ia ser exigido a partir de outubro (Foto: Luciana Amaral/G1)

 

A entidade justifica que os carros atuais possuem tecnologia com maior segurança contra incêndio e, além disso, o despreparo para o uso do extintor poderia causar mais perigo para os motoristas.
O fim da obrigatoriedade do extintor para carros começará a valer a partir da publicação da resolução, o que deverá ocorrer nos próximos dias, diz o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Desde 1970, rodar com veículos sem o equipamento ou com ele vencido ou inadequado é considerado infração grave, com multa de R$ 127,69 e mais 5 pontos na carteira de motorista. O Brasil é um dos poucos países que obrigava automóveis a ter o extintor. Nos Estados Unidos e na maioria das nações europeias não existe a obrigatoriedade.
O equipamento continuará sendo exigido no país apenas para caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis.


Muita gente trocou o extintor
A medida foi anunciada pouco antes de começar a valer a obrigatoriedade dos extintores do tipo ABC, prevista para 1º de outubro. Quem não fizesse a substituição poderia ser multado.

O Contran havia decidido pelo uso desse tipo de equipamento porque ele combate o fogo em mais tipos de materiais do que o do tipo BC, que equipava carros até alguns anos atrás.
A exigência da troca começou a valer em 1º janeiro deste ano e provocou correria às lojas no fim do ano passado, resultando em falta do produto e denúncias de preços exorbitantes e de venda de equipamentos vencidos "maquiados" como novos.
Com isso, ela foi adiada para abril, para que as fabricantes conseguissem aumentar a produção e atender à demanda, Mas o extintor continuou em falta em diversas cidades e houve novos adiamentos.
Depois da terceira e última prorrogação do prazo, para outubro, o Contran realizou reuniões e ouviu dos fabricantes que era necessário um tempo maior, de cerca de 3 a 4 anos, para atender à demanda. Porém, segundo o presidente do conselho, essa justificativa já estava sendo dada pelas indústrias há 11 anos. E foi decidido o fim da obrigatoriedade para carros.
A decisão repercutiu nas redes sociais e é comparada à do kit de primeiros socorros, que passou a ser obrigatórios nos carros em 1998 e, no ano seguinte, a exigência foi derrubada.



 Decisão de extinção da obrigatoriedade do uso do extintor repercutiu nas redes sociais (Foto: Reprodução/Twitter)Decisão do fim da obrigatoriedade do extintor em carro repercutiu nas redes sociais
(Foto: Reprodução/Twitter)








Fonte: G1

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Peixe mutante?Peixe mutante? | Reprodução/Twitter(@hirahiroro)


Um peixe fisgado no litoral da ilha de Hokkaido (Japão) levou os pescadores a pensar que se tratava de uma criatura mutante sob efeito do vazamento da usina nuclear de Fukushima, ocorrido após terremoto em 2011.
Mas, de acordo com o "Daily Star", o animal se trata de um wolffish, que é comestível.
Fotos do peixe foram postadas no Twitter por Hiroshi Hirasaka, conhecido no Japão por caçar e comer animais exóticos.

 Fukushima teria criado nova espécie marinha?
O peixe pode ter acabado em uma panela | Reprodução/Twitter(@hirahiroro)






Fonte: O Globo

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Resultado garantiu ao Leão o direito de decidir em casa a segunda fase da Série D contra o Palmas (TO)

 

 

Deu Remo no retorno ao Mangueirão! Após quatro meses e 10 dias longe do Olímpico por suspensão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o Leão voltou a jogar no Olímpico do Pará, goleou o 'desmantelado' Vilhena e garantiu a passagem à segunda fase da Série D do campeonato brasileiro como líder do grupo A1.
O primeiro gol do Clube de Periçá saiu com uma 'pintura' assinada por Léo Paraíba, aos 10 minutos. A partir de então, o time de Cacaio, desorganizado pela pressa em ampliar o placar, abusou de perder chances. A bola azulina só voltou a encontrar as redes do VEC no segundo tempo, com Sílvio (foto) aos 29 minutos e Chicão aos 34.
Na segunda fase da quarta divisão nacional, o Leão enfrentará o Palmas (TO) no formato 'mata-mata', com jogos no dia 27 deste mês de setembro e 4 de outubro. Quem passar, jogará as quartas de final nos dias 11 e 18 de outubro e os vencedores estarão classificados para jogar a Série C de 2016.

 Foto: Tarso SarrafFoto: Tarso Sarraf






Fonte: Portal ORM

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Pelo menos três pessoas morreram e 26 são procuradas pelas autoridades.
Alerta de nível máximo segue em vigor nas regiões afetadas.

 

Vista aérea mostra casas e campos de arroz inundados pelo Rio Shibui em Osaki, no Japão, nesta sexta-feira (11) (Foto: Kyodo/Reuters)Vista aérea mostra casas e campos de arroz inundados pelo Rio Shibui em Osaki, no Japão, nesta sexta-feira (11) (Foto: Kyodo/Reuters)



As equipes de resgate trabalhavam nesta sexta-feira (10) para socorrer centenas de pessoas bloqueadas na cidade japonesa de Joso após a cheia de um rio, provocada pelas chuvas torrenciais da semana, que deixaram pelo menos três mortos e 26 desaparecidos.
As chuvas provocaram a cheia de outro rio nesta sexta e uma cidade mais ao norte também ficou inundada.

As autoridades mobilizaram quase 5.800 soldados, policiais e bombeiros nas áreas inundadas. Outros 500 funcionários prosseguiram com os trabalhos durante a noite, segundo o canal público NHK.
Em Joso, os helicópteros dos bombeiros, da polícia, do exército e dos canais de televisão sobrevoavam o rio Kinugawa, que registrou uma intensa cheia na quinta-feira e inundou parte da cidade de 65.000 habitantes, que fica 60 km ao norte de Tóquio.
Vinte e seis pessoas estão desaparecidas, incluindo uma criança de oito anos, e sete ficaram feridas, segundo a prefeitura de Ibaraki.

A cheia de outro rio nesta sexta-feira em Osaki, no município de Miyagi, provocou uma ordem de retirada de mil habitantes de um bairro.
As imagens da TV mostram as cidades de Joso e Osaki inundadas, com a água atingindo em alguns casos o primeiro andar de edifícios.
O alerta de nível máximo segue em vigor nas regiões, que foram muito afetadas pelo tsunami de 11 de março de 2011.
O tufão Etau, que atingiu o Japão na quarta-feira, se deslocou para o Mar do Japão, mas as chuvas intensas persistem no arquipélago.







Fonte: G1

Doença é responsável por 70% dos casos de câncer de colo do útero registrados no Brasil

 

 

A partir deste mês, as meninas de 9 a 11 anos que tomaram a primeira dose da vacina quadrivalente contra Papiloma Vírus Humano (HPV) devem retornar a um posto de vacinação para receber a segunda dose. A vacina protege contra dois subtipos de HPV, doença responsável por 70% dos casos de câncer do colo do útero e a terceira causa de morte de mulheres no Brasil. Para alertar sobre a importância da vacinação, Ministério da Saúde promove mobilização nacional que visa incentivar pais e responsáveis a levarem suas filhas para tomar a segunda dose contra HPV.
Durante entrevista ontem para anunciar o início da vacinação da segunda dose, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, ressaltou a importância da vacina na prevenção contra o câncer do colo do útero. “Apesar do grande sucesso obtido na cobertura vacinal em 2014, neste ano os números ficaram abaixo do esperado. Por isso, o Ministério da Saúde convoca os pais, responsáveis, gestores locais, professores e toda a sociedade para divulgar a informação de que a vacina é segura e eficaz”, afirmou Chioro. Segundo ele, além de todas as medidas tradicionais de prevenção do câncer de colo do útero - que não devem ser deixadas de lado –, com a vacina “o Brasil tem a possibilidade de escrever uma nova história na geração futura das mulheres livres do câncer do colo do útero”.

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação       Fonte: Portal ORM 

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A celebridade procurou a delegacia, na tarde desta quarta-feira (9), e foi ouvida por mais de quatro horas pela delegada Rosalina Arraes.


 Cantora ao chegar na delegacia. Foto: Elivaldo Pamplona (O Liberal)Cantora ao chegar na delegacia. Foto: Elivaldo Pamplona (O Liberal)


 Muitos fãs da banda Calypso e pessoas que estavam na Delegacia de Ananindeua, localizada no bairro da Jaderlândia, na região metropolitana de Belém, se surpreenderam com a presença da cantora Joelma da Banda Calypso no local.

O conteúdo do depoimento não será divulgado pela Polícia Civil e a delegada que atendeu a cantora resumiu sobre o caso: 'Ela me procurou pois confia em mim e pediu para que de forma alguma o depoimento fosse divulgado. Ela já se expôs demais com toda essa situação', informou por telefone a reportagem do ORM News. Joelma saiu da delegacia por volta das 18h30 e não quis falar com a imprensa.
Desde o dia 19 de agosto deste ano, quando foi confirmado o fim do casamento da cantora Joelma e do músico Chimbinha, o assunto tomou conta da imprensa em todo o país e também nas redes sociais.

O casal continua se apresentando normalmente, mas a cantora informou que sairá da banda no fim do ano, quando encerra a agenda de show já programados. Segundo um comunicado divulgado pela assessoria de imprensa da banda Calypso na época, a banda segue por enquanto: 'Queremos ressaltar que o respeito, gratidão, amizade, admiração e parceria permanecem recíprocos. Informamos também que os compromissos profissionais da Banda Calypso seguem normalmente com agenda por todo o Brasil', afirma o comunicado.



Fonte: Portal ORM


quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Governo informou que só se pronuncia após Secretaria analisar material.

 

 Preso usaria outro nome em perfil da rede social (Foto: Divulgação/ ) 

Preso usaria outro nome em perfil da rede social
(Foto: Divulgação)


Selfies de presos tiradas de dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo foram repassadas ao G1 nesta quarta-feira (2) por um policial da unidade prisional. De acordo com ele, as imagens, que são recentes, foram feitas com aparelhos apreendidos durante revista no presídio e mostram ainda uma piscina improvisada onde um detento tira foto.
O preso Anderson Monteiro Alves, apelidado de ‘Guri’, foi fotografado por um colega de presídio dentro da piscina. Para escapar de um monitoramento, ele teria mudado o nome que aparece no perfil do Facebook.
“Eles dizem que é para a criação de patos. Mas, é mentira, porque quando passamos pelo local, eles [presos] estão dentro da piscina só ‘de boa’ com cordão de ouro, relógios e óculos caros. Tudo só para se exibir. Nem se importam com a nossa presença. A piscina é dele [Anderson]. Já tentamos ‘derrubar’ esse ‘tanque de água’, mas não conseguimos”, afirma um policial, que não quis se identificar.
Ele afirma que a piscina fica na Ala 12, onde os presos de organizações criminosas têm quartos individuais. "Eles ainda têm um galinheiro. E é a maior dificuldade para entrarmos neste local", revela.

 Fazendo pose para foto em meio a garrafas de bebidas alcoólicas e sentado em uma cama, o preso Sebastião Frank Santos da Silva não se intimida com a lente fotográfica. Ele cumpre pena por tráfico e associação para o tráfico, conforme o policial militar que presta plantão na penitenciária.
Rhadryan Colares Lima chegou a fugir para o estado do Amazonas, mas foi recapturado e recambiado em janeiro de 2014 para Roraima. Na foto, ele aparece também em uma festa de uma organização criminosa.

 Preso se exibe com bebidas alcoólicas  (Foto: Divulgação/)Preso Sebastião da Silva se exibe com bebidas alcoólicas (Foto: Divulgação)

 Rhadryan Colares Lima participa de festa  (Foto: Divulgação/)Rhadryan Colares Lima, de bermuda verde e sem camisa, participa de festa com outros detentos (Foto: Divulgação)




Fonte: G1

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Policial orientou pais a fazerem técnica que salvou bebê em Jacareí (SP).

 

 Um choro de alívio e muita emoção. Após alguns minutos de angústia, o choro de uma recém-nascida que estava engasgada tranquilizou e emocionou os pais e um policial militar que ajudou no resgate por telefone. Com orientações do PM, o pai conseguiu fazer uma técnica para desengasgamento e salvar a bebê.

Desesperada, a mãe ligou para o serviço de urgência da PM e pediu ajuda para salvar a filha Isabela, com apenas 35 dias de vida. Por conta do tempo seco, a criança havia se engasgado com uma secreção nasal.

"Ficamos bastante desesperados. Ela começou a tossir, estava ficando roxa e parou de respirar. Na hora só lembrei do 190 e já liguei. Ela ficou uns 40 segundos sem respirar e ele [PM] foi falando, me orientando com a técnica, o que fazer.  Meu esposo fez e ela voltou. Deu uma respirada forte e chorou", conta Fabiana Conejo Gimenes Menegussi, de 29 anos.

Durante a ligação, o soldado Carlos Barros, que fez o atendimento da ocorrência, disse que tentou manter a calma da mãe ao mesmo tempo que colhia informações para enviar uma viatura ao local e orientava sobre o procedimento para desengasgar o bebê.

"Foi muito gratificante quando ouvi o choro. Estamos sempre preparados para esse tipo de ocorrência, mas é emocionante porque a gente sente também o dever cumprido. Quando ouvi o choro, chegou até a escorrer lágrima do meu olho", disse.

Após a bebê desengasgar, a mãe da criança agradece o policial por duas vezes e se emociona na ligação. Isabela ainda foi levada para o hospital e passou por exames. Ela recebeu alta médica no mesmo dia.

PM auxilia resgate de bebê engasgado pelo 190 e mãe se emociona; ouça (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)
Pais de Isabela levaram filha até o batalhão para
agradecer resgate pelo telefone 190 da PM
(Foto: Divulgação/ Polícia Militar)


 Encontro
Na última semana, os pais da criança foram até o batalhão da PM para agradecer pessoalmente o policial. "Se não fosse pela ajuda dele, eu teria perdido ela. O policial também ficou muito emocionado e foi muito legal. Na hora, ele já veio e pediu para pegar ela no colo, afirmou Fabiana.

"Foi muito gratificante. A gente que tem filho pequeno se emociona bastante também. Fiquei muito feliz, fiz meu papel de ajudar a população", afirmou Barros, que também tem uma filha de cinco anos e um adolescente de 15.
A Polícia Militar informou que não tem um levantamento com ocorrências deste tipo, mas afirmou que casos como esse não são raros.




Fonte: G1

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Jessica Cox, de 32 anos, nasceu sem braço, mas pratica artes marciais e aprendeu a pilotar um avião sem o uso de próteses. Conheça a história da mulher que entrou para a história da aviação

 

 Jessica Cox surpreendeu os médicos e os pais ao nascer sem os braços (Foto: Reprodução/Facebook)Jessica Cox surpreendeu os médicos e os pais ao nascer sem os braços (Foto: Reprodução/Facebook)

 

 

A primeira coisa que as pessoas notam quando encontram a americana Jessica Cox, 32, é que ela não tem braços - Cox está acostumada com os olhares. Mas quando conhecem a primeira piloto sem braços e faixa preta do mundo, descobrem que a deficiência não define quem ela é.
Cox nasceu sem os membros superiores em um caso que até hoje desafia os médicos por não haver uma causa para sua deficiência. Desde cedo, ela se adaptou à sua condição com a ajuda da família e do esporte.  

 Americana levou um tempo até encontrar uma aeronave que pudesse ser pilotada com os pés (Foto: Reprodução/Facebook)Americana levou um tempo até encontrar uma aeronave que pudesse ser pilotada com os pés (Foto: Reprodução/Facebook)





Fonte: globo.com

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Comportamento agressivo com relação a colegas motivou recomendação.
Dois jornalistas foram mortos na Virgínia, durante transmissão ao vivo.

 

 Imagens postadas em redes sociais mostram momento em que o atirador aparece no vídeo durante a entrada ao vivo (Foto: Reprodução)Imagens postadas em redes sociais mostram momento em que o atirador aparece no vídeo durante a entrada ao vivo (Foto: Reprodução)

 

 Memorandos internos mostram que a chefia de reportagem da WDBJ7, afiliada da CBS, pediu para Bryce Williams, suspeito de matar dois ex-colegas de trabalho na Virgínia, nos Estados Unidos, buscar ajuda médica, de acordo com reportagem da rede britânica BBC.

O chefe de reportagem, Dan Dennison, observou que Williams, cujo nome nos registros oficiais é Vester Lee Flanagan II, apresentava comportamento agressivo com relação aos colegas, ainda segundo o texto da BBC publicado nesta quinta-feira (27).

A repórter Alison Parker, de 24 anos, e o cinegrafista Adam Ward, de 27, foram baleados enquanto participavam de uma transmissão ao vivo em Virginia, nos Estados Unidos, na manhã de quarta-feira (26). A entrevistada, que ficou ferida nas costas, passou por cirurgia, mas passava bem nesta quinta.

Após o crime, Williams publicou o vídeo que registrou os disparos. Ele alegou que Alison Parker tinha feito cometários racistas e Adam Ward fez uma reclamação sobre ele no departamento de Recursos Humanos. Nesta quinta-feira (27), flores e homenagens foram feitas na sede da emissora em Roanoke. 

 

Flores foram colocadas na sede da emissora em Roanoke, na Virgínia, em homenagem à repórter Alison Parker e ao cinegrafista Adam Ward. (Foto: Don Petersen/The Roanoke Times via AP)Flores foram colocadas na sede da emissora em Roanoke, na Virgínia, em homenagem à repórter Alison Parker e ao cinegrafista Adam Ward. (Foto: Don Petersen/The Roanoke Times via AP)

 

 

 

Fonte: G1