segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Jessica Cox, de 32 anos, nasceu sem braço, mas pratica artes marciais e aprendeu a pilotar um avião sem o uso de próteses. Conheça a história da mulher que entrou para a história da aviação

 

 Jessica Cox surpreendeu os médicos e os pais ao nascer sem os braços (Foto: Reprodução/Facebook)Jessica Cox surpreendeu os médicos e os pais ao nascer sem os braços (Foto: Reprodução/Facebook)

 

 

A primeira coisa que as pessoas notam quando encontram a americana Jessica Cox, 32, é que ela não tem braços - Cox está acostumada com os olhares. Mas quando conhecem a primeira piloto sem braços e faixa preta do mundo, descobrem que a deficiência não define quem ela é.
Cox nasceu sem os membros superiores em um caso que até hoje desafia os médicos por não haver uma causa para sua deficiência. Desde cedo, ela se adaptou à sua condição com a ajuda da família e do esporte.  

 Americana levou um tempo até encontrar uma aeronave que pudesse ser pilotada com os pés (Foto: Reprodução/Facebook)Americana levou um tempo até encontrar uma aeronave que pudesse ser pilotada com os pés (Foto: Reprodução/Facebook)





Fonte: globo.com

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Comportamento agressivo com relação a colegas motivou recomendação.
Dois jornalistas foram mortos na Virgínia, durante transmissão ao vivo.

 

 Imagens postadas em redes sociais mostram momento em que o atirador aparece no vídeo durante a entrada ao vivo (Foto: Reprodução)Imagens postadas em redes sociais mostram momento em que o atirador aparece no vídeo durante a entrada ao vivo (Foto: Reprodução)

 

 Memorandos internos mostram que a chefia de reportagem da WDBJ7, afiliada da CBS, pediu para Bryce Williams, suspeito de matar dois ex-colegas de trabalho na Virgínia, nos Estados Unidos, buscar ajuda médica, de acordo com reportagem da rede britânica BBC.

O chefe de reportagem, Dan Dennison, observou que Williams, cujo nome nos registros oficiais é Vester Lee Flanagan II, apresentava comportamento agressivo com relação aos colegas, ainda segundo o texto da BBC publicado nesta quinta-feira (27).

A repórter Alison Parker, de 24 anos, e o cinegrafista Adam Ward, de 27, foram baleados enquanto participavam de uma transmissão ao vivo em Virginia, nos Estados Unidos, na manhã de quarta-feira (26). A entrevistada, que ficou ferida nas costas, passou por cirurgia, mas passava bem nesta quinta.

Após o crime, Williams publicou o vídeo que registrou os disparos. Ele alegou que Alison Parker tinha feito cometários racistas e Adam Ward fez uma reclamação sobre ele no departamento de Recursos Humanos. Nesta quinta-feira (27), flores e homenagens foram feitas na sede da emissora em Roanoke. 

 

Flores foram colocadas na sede da emissora em Roanoke, na Virgínia, em homenagem à repórter Alison Parker e ao cinegrafista Adam Ward. (Foto: Don Petersen/The Roanoke Times via AP)Flores foram colocadas na sede da emissora em Roanoke, na Virgínia, em homenagem à repórter Alison Parker e ao cinegrafista Adam Ward. (Foto: Don Petersen/The Roanoke Times via AP)

 

 

 

Fonte: G1

 

Equipe paraense não conseguiu repetir a atuação realizada na quinta-feira passada e foi derrotada dentro de casa

 

 

A torcida correspondeu, mas o time do Paysandu Sport Club não repetiu a atuação de quinta-feira passada, no Maracanã, e acabou derrotado pelo Fluminense por 2 a 1 no Mangueirão, dando adeus à Copa do Brasil.
O Tricolor carioca venceu o segundo confronto das oitavas de final e agora aguarda o sorteio para saber quem será o seu adversário na próxima fase. Já o Papão precisa mudar de foco imediatamente, pois no sábado (29) recebe o Bragantino (SP) pela 21ª rodada da Série B do Brasileiro. Cícero e Marcos Júnior marcaram para o time de Xerém. Yago Pikachu, de pênalti, descontou para os donos da casa.

 Betinho foi expulso com 11 minutos em campo (Foto: ORM News)Betinho foi expulso com 11 minutos em campo (Foto: ORM News)  Com um jogador a menos, o Papão perdeu a força ofensiva e viu o time de Xerém controlando a partida até o final.




Fonte: Portal ORM

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Mais 19 mil pessoas conseguiram trabalho no Pará no segundo trimestre

 

No segundo trimestre de 2015, foram verificados quase 3,4 milhões de pessoas com mais de 14 anos ocupadas no Estado do Pará. São cerca de 19 mil trabalhadores a mais do que no mesmo período de 2014 (3,3 milhões) - aumento de 0,57%. Os dados são da Pesquisas por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados ontem. De acordo com o levantamento, o nível de ocupação, no Pará, alcançou 56% da população. Esse percentual de abrangência é 0,9 ponto percentual (p.p.) inferior ao apresentado no segundo trimestre de 2014 (56,9%) e 0,2 p.p. menor em relação à proporção nacional (56,2%).
O número de desocupados aumentou 30,7%, variando de 254 mil para 332 mil, entre abril, maio e junho de 2014 e abril, maio e junho de 2015. A taxa de desocupação no Estado ficou em 8,9%, acima do percentual observado para todo o Brasil (8,2%). Em números absolutos, o Pará registrou 3,7 milhões de pessoas na força de trabalho, com capacidade para participar dos processos praticados no mercado, sendo mais de 3,3 milhões de ocupados e 332 mil desocupados.
A Pnad Contínua produz informações sobre a inserção da população no mercado de trabalho e suas características, tais como idade, sexo e nível de instrução, permitindo o estudo do desenvolvimento socioeconômico do país. A cada trimestre, a pesquisa investiga 211.344 domicílios particulares permanentes em aproximadamente 16 mil setores censitários, distribuídos em aproximadamente 3,5 mil municípios.
No Pará, a parcela populacional com mais espaço no mercado de trabalho tinha entre 25 e 59 anos. Cerca de 2,4 milhões dos ocupados estavam nesse grupo, no segundo trimestre de 2015. Entre os desocupados, a faixa etária destacada está entre 18 e 39 anos de idade, com cerca de 254 mil pessoas com 14 anos ou mais de idade sem emprego. A taxa de desocupação é maior entre os paraenses com idade entre 18 e 24 anos (19,6%) e entre aqueles com idade entre 14 e 17 anos (15,8%).

Foto: Ministério do TrabalhoFoto: Ministério do Trabalho      Fonte: Portal ORM 

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Levantamento feito pelo IBGE mostra que 88 mil pessoas dizem ter algum tipo de deficiência

 

No Pará, aproximadamente 88 mil pessoas (1,1% da população) possuíam deficiência física, como paralisias, amputações, deformidades e nanismo, de acordo com a 3ª Pesquisa Nacional de Saúde, produzida entre 2013 e 2014 e divulgada na última sexta-feira (21), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro. O percentual era maior entre homens (1,4%) do que entre as mulheres (0,8%). De acordo com o estudo, 0,4% dos deficientes do Estado (32 mil indivíduos) nasceu com a deficiência e 56 mil (0,7%) adquiriram por meio de alguma doença ou acidente.
Os dados levantados pelo IBGE também revelam que 6,2% da população brasileira têm algum tipo de deficiência. A pesquisa considerou quatro tipos de deficiências: auditiva, visual, física e intelectual. Entre os tipos de deficiência pesquisados, a visual é a mais representativa e atinge 3,6% dos brasileiros, sendo mais comum entre as pessoas com mais de 60 anos (11,5%). O grau intenso ou muito intenso da limitação impossibilita 16% dos deficientes visuais de realizarem atividades habituais como ir à escola, trabalhar e brincar.
Entre os 44 mil cidadãos com deficiências intelectuais, no Estado, 37 mil nasceram deficientes (0,5% do total da população), oito mil foram acidentados ou ficaram doentes (0,1%), 21 mil possuíam deficiência em grau intenso ou muito intenso de limitações, chegando a não conseguir realizar atividades habituais (47,1%), 15 mil não tinham limitações das atividades habituais (32,9%) e 23 mil frequentavam algum serviço de reabilitação total. 

Foto: Paula Sampaio/ O LiberalFoto: Paula Sampaio/ O Liberal       Fonte: Portal ORM

 

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Esquema contava com a participação de servidores das três esferas

 

Foto: Polícia FederalFoto: Polícia Federal   Sete pessoas já foram presas na operação 'Madeira Limpa', da Polícia Federal em parceria com o Ministério Público Federal, com objetivo de desarticular uma quadrilha especializada em comércio ilegal de madeira em Belém e interior do estado. A ação também acontece em Manaus (AM) e Florianópolis (SC). Segundo a polícia, o esquema contava com a colaboração de servidores públicos, municipais, estaduais e federais, mediante pagamento de vantagens. O prejuízo mínimo estimado ao patrimônio público é de R$ 31,5 milhões.

A ação, que foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (24), deve cumprir 22 mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária, 41 de busca e apreensão, além de 10 mandados de condução coercitiva. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal para os municípios de Santarém, Belém, Itaituba, Uruará, Alenquer, Monte Alegre, Óbidos, além de Manaus e Florianópolis.
Entre os locais onde a polícia cumpre mandados de busca e apreensão estão a sede do Incra de Santarém; sede do Ibama e Secretaria de Meio Ambiente, em Belém; e nas Secretarias de Meio Ambiente de Óbidos e Alenquer.
Em um dos locais, a polícia encontrou um malote de dinheiro, cujo valor total ainda não foi informado. 
Crime - A operação 'Madeira Limpa' é resultado de oito meses de investigações que mostraram que o esquema envolvia a titulação de áreas para elaboração de planos de manejo, que serviam para liberar créditos florestais. Liberados os créditos, estes eram movimentados através de empresas, em sua maioria fantasmas, e utilizados para acobertar madeira extraída ilegalmente de locais diversos do plano aprovado. 



Fonte: Portal ORM

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

A suspeita é de que as vítimas estavam sem cinto de segurança

 

 Um acidente envolvendo um caminhão e uma van, no quilômetro 18 da rodovia BR-230, em Altamira, sudoeste paraense, deixou três pessoas mortas no final da noite desta quinta-feira (20). Segundo informações da Polícia Militar, o caminhão, que vinha em sentido contrário na via, bateu na lateral da van. A suspeita é que as vítimas estavam sem cinto de segurança.

 Foto: Polícia MilitarFoto: Polícia Militar   Com o impacto da batida, Charlene Machado da Cunha, Luzineide Sousa Valadares e um homem, que ainda não foi identificado, morreram no local do acidente. Após o choque, o motorista do caminhão fugiu e ainda não foi localizado. O caso foi registrado na delegacia do município de Novo Repartimento. 



Fonte: Portal ORM

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O casal enviou um comunicado à imprensa na tarde desta quarta-feira, 19

 

Foto: EGO

Chegou ao fim o casamento de Joelma e Chimbinha. A notícia foi divulgada na tarde desta quarta-feria, 19,pela assessoria de imprensa da banda do casal, a Calypso. Leia a íntegra do comunicado:
"A Great Assessoria, responsável pela assessoria de imprensa da Banda Calypso, informa que chega ao fim o casamento de Joelma e Chimbinha. A união de 18 anos deu fruto a dois filhos maravilhosos, projetos e parcerias tanto na vida pessoal quanto profissional como a Banda Calypso, maior banda independente do país e que conta com mais de 15 milhões de discos vendidos. Queremos ressaltar que o respeito, gratidão, amizade, admiração e parceria permanecem recíprocos. Informamos também que os compromissos profissionais da Banda Calypso seguem normalmente com agenda por todo o Brasil. Contamos com o carinho e a compreensão de todos para que esse momento seja preservado."
Os boatos da Separação de Joelma e Chimbinha começaram a circular no final do mês passado. No entanto, procurada pelo EGO, a assessoria da dupla negou o fim do casamento. "Essa informação não procede, eles continuam juntos", garantiu o porta-voz dos músicos na época.
Joelma e Chimbinha são pais de um casal. Um jovem de 19 anos, Yago, que cursa administração de empresas nos Estados Unidos, e de Yasmin, 11.



Fonte: Portal ORM

Objetivo da medida é garantia do atendimento aos consumidores, diz ANS.
15 operadoras desrespeitaram prazos de atendimento e outras regras.

 

 Está suspensa, a partir desta quinta-feira (20), a comercialização de 73 planos de saúde de 15 operadoras por não cumprimento dos prazos de atendimento e por outras queixas de natureza assistencial, como negativas indevidas de cobertura. 

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mais de 3 milhões de beneficiários serão diretamente protegidos pela medida, uma vez que as operadoras terão que resolver os problemas assistenciais para que possam receber novos consumidores.
Paralelamente à suspensão, 52 planos de saúde que estavam com a comercialização interrompida poderão voltar a ser comercializados, já que comprovaram melhoria no atendimento ao cidadão.

A lista de planos suspensos está disponível no site da ANS.
A medida é resultado do 14º ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento da ANS.
Das 15 operadoras com planos suspensos nesta etapa, 11 constavam na lista de suspensão do período anterior. Das quatro que não estavam na última lista, duas terão a comercialização de planos suspensa pela primeira vez. Além de interromper a venda, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 100 mil.
Desde o início do Programa de Monitoramento, 1.140 planos de 155 operadoras já tiveram as vendas suspensas e outros 976 planos voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento.




Fonte: G1

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Pedreiro aposentado notou perda quando estava com mulher no hospital.
Estudante recebe R$ 394 no trabalho e ajuda a mãe, desempregada.

 

 O pedreiro aposentado Benício Eleutério com a carteira que perdeu ao jogar fora saco de lixo e que lhe foi devolvida por estudante (Foto: Raquel Morais/G1)                                                                                          O aposentado Benício Eleutério com a carteira que
perdeu ao jogar fora saco de lixo e que lhe foi
devolvida por estudante (Foto: Raquel Morais/G1)

 

 

O estudante Lucas Yuri Bezerra, de 16 anos, não descansou até descobrir o dono da carteira que ele achou no lixo no Distrito Federal. Dentro havia R$ 1,6 mil, o orçamento de uma oficina mecânica e um telefone anotado, mas nenhum documento. O incidente aconteceu na manhã da última terça-feira (11), quando ele ia para o Centro de Ensino Fundamental 312 de Samambaia.
“Estava indo para a escola com uns amigos meus, aí olhei para baixo e vi a carteira no meio do lixo. Achei que alguém tivesse jogado fora. Dei para o meu amigo brincando. Ele acabou jogando para cima, também brincando. Quando ela subiu é que a gente viu o dinheiro. Ele catou e saiu correndo, dizendo que era dele. A gente conversou, e eu o convenci a devolver”, explica.
Inquieto durante a aula, o garoto chamou a atenção da professora, que recomendou que ele procurasse a coordenadora da instituição. Rivânia de Araújo lembra que o menino estava decidido a devolver o dinheiro, mas se dizia angustiado com a falta de pistas para achar o dono.O pedreiro aposentado Benício Eleutério, de 66 anos, acabou deixando a carteira no lixo quando saía para levar a mulher ao médico. Ela sofre de problemas no joelho e anda com dificuldades.
O dinheiro – correspondente a todo o benefício que recebe – seria utilizado para pagar as contas de casa, abastecer o carro e comprar remédios. O idoso só notou que tinha perdido a carteira quando chegou ao Hospital Universitário de Brasília, a quase 25 quilômetros de distância.


 O estudante Lucas Yuri Bezerra, que devolveu carteira com R$ 1,6 mil achada no lixo no DF (Foto: Rivânia de Araújo/Arquivo Pessoal) 
Lucas Yuri Bezerra, que devolveu carteira com R$ 1,6 mil
achada no lixo (Foto: Rivânia de Araújo/Arquivo Pessoal)



A devolução aconteceu na escola, e Eleutério acabou descobrindo que Lucas é neto de um amigo. A avó do garoto, Docarmo Alexandre da Silva, se disse orgulhosa da postura dele.
“Achei um gesto muito bonito, fiquei muito emocionada. Não esperava outra coisa dele, ele é um menino muito abençoado”, declarou.




Fonte: G1

Contra o Náutico-RR fora de casa, Leão errou muito e perdeu por 3 a 2

 

 

O Remo conheceu seu primeiro revés no Campeonato Brasileiro da Série D. Jogando fora de casa contra o lanterna do grupo, o Náutico-RR, o Leão poderia encaminhar a classificação, mas foi surpreendido pelo adversário e perdeu a partida pelo placar de 3 a 1, a primeira derrota remista na Quarta Divisão.
Os gols começaram a sair ainda na etapa inicial de partida. O Náutico, melhor, saiu na frente, com o meia Washington. Rafael Paty empatou para o Leão ainda na primeira etapa. Washington  e Thiago aumentaram, enquanto Eduardo Ramos descontou para o Leão.
O resultado foi a primeira derrota do Clube de Periçá na competição. Os azulinos seguem com 10 pontos e na liderança do grupo A1. Já o Náutico, punido pelo STJD por uso de jogadores fora do BID, enfim saiu da zona negativa de pontuação e agora soma um ponto.
Na próxima rodada, os azulinos tentarão a reabilitação contra o Nacional-AM, no próximo dia 23, em Paragominas, às 16h.

Foto: Arquivo O LiberalFoto: Arquivo O Liberal     Fonte: Portal ORM 

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Condutor ficou cerca de 20 minutos dentro do carro e não ficou ferido.
Ele contou que se assustou e acelerou em vez de frear.

 

 Carro ficou pendurado em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, após homem acelerar na garagem (Foto: Divulgação/Polícia Militar e Corpo de Bombeiros)Carro ficou pendurado em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, após homem acelerar na garagem (Foto: Divulgação/Polícia Militar e Corpo de Bombeiros)

 

 

Um carro ficou pendurado em um prédio residencial, na avenida das Nações, no bairro Colatina Velha, em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, por volta de 6h, desta sexta-feira (14).
O motorista do veículo automático, modelo Cruze, contou para a Polícia Militar que se assustou e acelerou em vez de frear dentro da garagem. O carro foi projetado para frente e derrubou a parede.
O veículo ficou pendurado, no segundo pavimento do prédio, a 15 metros de altura do chão.
No carro, estava um eletricista de 30 anos, morador do prédio. Ele não se feriu e, após passar 20 minutos pendurato até o resgate, ficou em casa aguardando a chegada do seguro do automóvel. Ele ficou muito abalado com o acidente.
A mulher do motorista, uma atendente de farmácia de 31 anos, contou que o marido saiu de casa, por volta de 4h, para ir à residência de um parente, que estava passando mal. O acidente aconteceu no retorno dele, por volta de 6h.
A esposa, que não quis ter o nome divulgado, disse ainda que acordou com o barulho e viu o que tinha acontecido. Ela e os vizinhos chamaram a polícia e o motorista aguardou dentro do carro a chegada do socorro.




Fonte: G1

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Foto: Divulgação

Ministério da Saúde aponta divergência nos dados dessa especialidade

O Ministério da Saúde informou ontem que existe uma grande disparidade nas informações sobre especialidades médicas no Estado do Pará. Nos casos de oftalmologia, primeira área analisada, essa discrepância entre os cadastros existentes chega a 74%. Nesse estudo preliminar do ministério, foram avaliadas as informações dos documentos do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), da Demografia Médica do Brasil (CFM/CREMESP) e da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), além do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES/MS). Os dados do Pará apontam para a existência de 235, 135, 50 e 199 profissionais, respectivamente. Na comparação dos cadastros gerais que incluem residências médicas (CBO x CFM/CREMESP), a variação dessa desigualdade no Pará é a 10ª maior dentre todos os Estados.

 Já em todo o País, as quantidades registradas são 17.325, 9.862, 3.909 e 11.407 profissionais, na mesma ordem, e uma variação de 75,6%. Comparando dentro de uma mesma região, o índice ultrapassa 80% no Nordeste e Sudeste, por exemplo, o que impossibilita qualquer avaliação sobre a distribuição dos especialistas no Brasil. No Norte, esse percentual é de 52,6% - o terceiro maior dentre as regiões. As maiores disparidades estão em Pernambuco (156,4%), Rio de Janeiro (130,7%), São Paulo (94,4%), Ceará (86,2%) e Amazonas (84%).

 Considerando os dados da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação as disparidades entre as informações existentes são ainda maiores. A diferença apresentada em relação aos dados do CBO é de 343%. Esses dados foram divulgados pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante audiência pública, ontem, na Câmara dos Deputados. Segundo ele, outras duas áreas, cardiologia e ortopedia, também estão sendo analisadas e já apresentam um desencontro de informações. As áreas foram as primeiras escolhidas, pois são citadas entre as maiores necessidades de gestores, profissionais da Atenção Básica e usuários.

 “Precisamos qualificar as informações existentes para o desenvolvimento das políticas públicas de atenção à população brasileira. Elas são úteis para ações de incentivo à formação de médicos especialistas, sempre respeitando as atribuições das associações de cada área e da Comissão Nacional de Residência Médica”, disse o ministro. Conforme Chioro, um dos elementos mais importantes para isso será o Cadastro Nacional de Especialistas, previsto na Lei do Mais Médicos e lançado na semana passada.

 Os parlamentares analisam proposta que inviabiliza a criação desse cadastro nacional e que deverá ser votado ainda nessa semana. De autoria do deputado Henrique Mandetta (DEM-MS), o projeto de decreto legislativo Nº 157/2015 atende reivindicações das entidades médicas, contrárias à criação do cadastro. As entidades afirmam que o decreto de Dilma abre brechas para o aumento do número de especialistas, uma medida que colocaria em risco a qualidade da assistência no País.
 Na semana passada, o presidente da Associação Médica Brasileira, Florentino Cardoso, havia afirmado que o cadastro, além de desnecessário, era uma ameaça às atribuições de sociedades de especialistas. O principal problema estaria no artigo 14 que abriria espaço para um aumento sem critérios no número de especialistas. O texto prevê a possibilidade de equivalência nos certificados concedidos pelas associações médicas, por instituições de ensino e por comissões de residência médica.

 Nesta última terça-feira (11), o ministro classificou como “patética” a reação dos representantes das associações médicas e garantiu que o cadastro em nenhum momento retira as atribuições das entidades. Atualmente é considerado especialista o aluno que conclui o curso de residência médica. Também recebem o título os profissionais que fazem cursos ofertados por sociedades médicas. Neste caso, o profissional deve passar por uma prova antes de receber a certificação. Profissionais que fazem curso de mestrado e doutorado não recebem essa classificação. O temor é o de que, com equivalência, o direito também seja concedido para mestres e doutores.

CADASTRO

O Cadastro Nacional de Especialistas proposto pelo governo federal vai englobar as informações do Ministério da Educação, do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, da Agência Nacional de Saúde Suplementar, da Associação Médica Brasileira e no Conselho Federal de Medicina. O principal objetivo, segundo a pasta de Saúde, é aprimorar o planejamento para formação e distribuição de novos especialistas, o que subsidiará a criação de novas políticas na área. O banco permitirá saber onde o médico se formou, qual sua especialidade e onde atua. Ele incluirá, ainda, informações sobre as formações e pós-graduações dos profissionais, o que será importante para o sistema de ensino, principalmente em um momento de ampliação do quadro de docentes médicos nas Universidades.

 A Lei e o decreto não alteram o modo atual de concessão e registro do título de especialista, que continua sendo prerrogativa da Comissão Nacional de Residência Médica, das associações médicas e do Conselho Federal de Medicina. “O Cadastro Nacional de Especialistas é um passo importante para o estabelecimento de um sistema nacional de saúde capaz de vencer as diferenças regionais e levar atendimento de qualidade a todos”, avalia o Ministério. “A residência médica e sua universalização, com a oferta de vagas a todos os médicos formados, é uma das prioridades do Mais Médicos.”

 O Programa prevê, até 2018, 12,4 mil vagas de especialização. Desde 2013, já foram autorizadas 7.742 vagas, o equivalente a 62% da meta. A ampliação das oportunidades para formação de médicos de família também cumpre à legislação do Programa que transformou a especialização nesta área em pré-requisito para a formação em outras especialidades. O Mais Médicos prioriza também a formação e o provimento emergencial de profissionais. Além das 12,4 mil oportunidades de residência, serão criadas também, até 2017, 11,5 mil vagas de graduação, das quais 5.306 (46%) já foram autorizadas em 82 municípios.

 “O Programa está levando médicos para o interior e periferias enquanto as medidas de longo prazo ainda não são capazes de gerar resultados, já que cada médico demora seis anos para se formar e pelo menos dois para se especializar. Existem, atualmente, 18.240 médicos do Programa atuando em 4.058 municípios, beneficiando 63 milhões de pessoas. A atuação desses profissionais já mostra bons resultados, com aumento acentuado do número de consultas (33%) e redução das internações (4% mais que em outros locais)”, defende a pasta da Saúde.
Fonte:ormnews

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Parentes do músico ainda aguardam inventário para dar andamento à obra.
Construção do local dura 2 décadas; sertanejo morreu em março deste ano. 

 

 'Castelo' de 100 quartos deixado inacabado pelo sertanejo José Rico em Limeira (Foto: Reprodução/TV Globo)Castelo' de 100 quartos deixado por José Rico será museu e hotel em Limeira (Foto: Reprodução/TV Globo)

 

 A família do cantor José Rico, da dupla com Milionário e que morreu em março deste ano aos 68 anos, já sabe o que fazer com o "castelo" de aproximadamente 100 quartos deixado pelo músico. O local, que está em construção e fica às margens da Rodovia Anhanguera (SP-330), em Limeira (SP), deverá reunir um museu para contar a história dos cantores e um hotel temático. A informação foi confirmada na segunda-feira (10) pela assessoria de imprensa dos sertanejos.

 Apesar do desejo de construir um museu para eternizar a história da dupla e um hotel, a família de José Rico ainda aguarda o inventário de todos os bens do cantor para conseguir dar andamento ao projeto. A ideia da construção do complexo é da viúva do músico, Berenice Martins, mas os familiares ainda não sabem se o castelo ficará sob responsabilidade dela.

“A família com certeza tem a intenção de construir um museu junto com o hotel, inclusive já temos o nome, vai se chamar José Rico, mas nós não temos certeza se isso irá de fato acontecer porque temos que esperar o inventário para saber com qual parte da família vai ficar o castelo. Se ficar com a Berenice, com certeza daremos andamento ao projeto”, afirmou Rose de Camargo Neves, cunhada de José Rico.
Perda
José Alves dos Santos, de nome artístico José Rico, nasceu em São José do Belmonte (PE), em 20 de junho de 1946. O sertanejo morreu aos 68 anos na tarde de 3 de março deste ano, em Americana (SP). 

Segundo o boletim médico, José Rico teve insuficiência do miocárdio, seguida de parada cardíaca. Ele era casado com Berenice Martins Alves dos Santos e deixou dois filhos gêmeos, Samy e Sara, além de uma filha que teve no primeiro casamento.
Ao menos 16 mil pessoas foram ao velório de José Rico na Câmara de Vereadores de Americana. Na fila para ver o caixão, os admiradores cantavam as músicas que marcaram a vida da dupla Milionário & José Rico.

 Piscina no 'castelo' do cantor José Rico em Limeira (Foto: Reprodução/TV Globo)Piscina no 'castelo' do cantor José Rico em Limeira (Foto: Reprodução/TV Globo)









 Fonte: G1

Empresas têm R$ 100 milhões para receber do Minha Casa, Minha Vida até o dia 15

 

 

Cerca de 30 construtoras que executam 131 empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida no Pará aguardam o pagamento de aproximadamente R$ 100 milhões até o próximo sábado, 15, para dar continuidade aos serviços em 45 municípios do Estado. A dívida do governo federal é referente aos débitos em aberto de junho e julho deste ano, cujo valor deve ser repassado via Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. O Sindicato das Indústrias da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) informou que, do total de obras contratados pelo programa federal, 57 já foram entregues. Por conta do atraso no pagamento, outras seis estão paradas em Breves (duas), Cametá (duas), Ananindeua (uma) e Marituba (uma). Nos demais municípios, as construções seguem em ritmo “bastante lento”. A entidade afirmou que, se resolvida a pendência no prazo, serão geradas 50 mil unidades habitacionais que tornarão realidade o sonho da casa própria para 250 mil pessoas.
No País, um terço dos 1,5 bilhão devidos às construtoras que executam obras do Minha Casa, Minha Vida já teria sido pago pela União. O vice-presidente do Sinduscon Pará, Alex Dias Carvalho, relatou que a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), entidade que representa o setor em esfera nacional, repassou que o governo federal se comprometeu a quitar o montante restante até o próximo dia 15. O representante do sindicato se mostrou esperançoso no cumprimento do prazo.
De acordo com Carvalho, o atraso do pagamento às construtoras em até 70 dias vinha ocorrendo desde outubro passado. Porém, desta vez, a dívida já fechou no segundo semestre (julho de 2015), provocando atrasos na entrega de obras. “Teve contrato que já repactuou para nove meses. Cada mês que atrasa o pagamento é um mês de atraso da obra. Cada contrato tem um prazo a depender da data de assinatura”, lamentou, acrescentando que o governo já acenou não ter recursos para sanar “tudo” que foi contratado. 

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação 
Outra consequência “preocupante” remete ao alto índice de desemprego nos canteiros de obras. O vice-presidente do Sinduscon calculou saldo negativo de 10 mil empregos no setor de construção civil no Estado, ou seja, as demissões superaram as admissões ao longo de quase um ano. “Se o governo novamente não cumprir com esses pagamentos, a tendência é que haja uma elevação substancial do índice de desemprego”, alertou. O sindicato estimou que cada unidade habitacional gere 0,4 empregos. Considerando as cerca de 50 mil unidades em produção, são aproximadamente 25 mil empregos diretos e outros 10 mil indiretos.
O maior desafio do setor agora é reverter o atraso que causou novos custos às construtoras e complicou a conclusão das obras “para quem já está trabalhando no prejuízo”, diz Carvalho, que cita como exemplo contratos de faixa 1 (moradia popular) do Minha Casa, Minha Vida.  Carvalho informou que cada construtora recebe R$ 62 mil por unidade habitacional. Ele destacou que, se essa mesma empresa construísse e vendesse a unidade, conseguiria R$ 90 mil, no mínimo. “Para as construtoras, o único atrativo do programa é o pagamento em dia para ter moradia popular e atender o déficit populacional do País. A partir que não tem pagamento em dia, o setor produtivo não tem interesse nenhum em prosseguir, porque é prejuízo”, frisou, ao acrescentar que há receio que “muitas” construtoras não se recuperem financeiramente em decorrência dessas dívidas.
Questionado sobre as providências cabíveis na hipótese de não cumprimento do pagamento no prazo estipulado pelo governo federal, o dirigente do Sinduscon Pará comentou que ações em conjunto com outros sindicatos serão discutidas e levadas à Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), interlocutor entre o setor e a União. “Em que pese qualquer estratégia que se queira ter de diálogo e compreensão, a maioria das empresas não tem mais tempo de sobrevida. A paralisação de obras seria inevitável”, concluiu.





Fonte: Portal ORM

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Novo reajuste é autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica 

 


O reajuste na tarifa de energia elétrica começa a vigorar hoje (7) no Estado do Pará. Os novos valores devem afetar cerca de 2,1 milhões de clientes das Centrais Elétricas do Pará (Celpa), em 144 municípios. Para os consumidores residenciais de baixa tensão o reajuste será de 6,30%, já para aqueles de média tensão será de 7,47% e para a indústria (alta tensão) de 10,22%. Este novo aumento denominado revisão tarifária é autorizado a cada quatro anos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) após analisar os custos, que envolvem a compra de energia e os encargos, e os investimentos realizados pela concessionária. Este é o quarto reajuste autorizado pelo governo federal no Pará dentro de aproximadamente um ano. A agência reguladora também autorizou reajustes em outros estados do Brasil.
Segundo o diretor de relações institucionais da Celpa, Mauro Chaves, a revisão tarifária tem o objetivo de equilibrar as contas para que a concessionária possa prestar um bom serviço para a população. A última revisão tarifária no Estado ocorreu no ano de 2011. Essas revisões substituem o reajuste anual a que as distribuidoras têm direito avaliados pela Aneel. “Será tanto para o pagamento dos encargos setoriais com a compra de energia, quanto para operação, manutenção e os investimentos necessários para a melhoria e qualidade do fornecimento”, ressaltou.
Em 2015, devido ao forte aumento das despesas no setor elétrico, a Aneel também promoveu uma revisão extraordinária das tarifas, que começou a valer em março com o valor médio de 3,6% para a Celpa. No início do ano, também foi aprovada a taxa extra da bandeira tarifária que cobra valores adicionais dependendo da geração de energia em todo o País. Desde janeiro, a bandeira vermelha em vigor aumenta R$ 5,50 a mais para cada 100 KWh consumido. E em agosto do ano passado, ocorreu o maior aumento na conta com o reajuste anual ordinário que chegou a 36,41% para a indústria e 34,4% para as residências.
“Nos eventos que ocorreram anteriormente, na revisão tarifária extraordinária todo o percentual de 3,6% foi simplesmente para cobrir os custos de aquisição de energia e a elevação dos encargos setoriais, nada daquilo se destinava a operação, manutenção ou investimento da Celpa. Da mesma forma as bandeiras tarifárias, elas visam justamente cobrir o aumento dos custos que nós tivemos na geração de energia”, explicou. Chaves relembrou que há dois anos o Brasil passa por uma crise nos reservatórios das usinas elétricas, obrigando o país a ativar as usinas térmicas que possuem um preço mais alto na geração de energia.
Mesmo com os constantes reajustes o consumo no Estado do Pará tem se mantido com a mesma média. No Brasil, há uma redução de energia elétrica de aproximadamente 2%. A Celpa informou que também buscado incentivar os consumidores a reduzir o consumo com programas sociais que trocaram 20 mil geladeiras e 190 mil lâmpadas para os consumidores de baixa renda e uma campanha publicitária para a racionalização do consumo. “Para nós interessa que o consumidor não desperdice essa energia, que ele faça a utilização racional”, diz.
Na avaliação de Chaves, a situação pode se amenizar se no futuro algumas obras de usinas hidrelétricas como Belo Monte no Pará, Santo Antônio e a interligação com Parques Eólicos forem realizadas. “É claro que com isso a situação pode amenizar, mas quem pode dizer melhor são os órgãos de planejamento do setor elétrico que estão com a visão global, porque nós estamos com a nossa atividade voltada para a distribuição no âmbito do Estado do Pará”, confirmou.



Fonte: Portal ORM

Eles falaram em rede nacional na propaganda partidária.
Presidente afirmou que sabe suportar "pressões e injustiças".

 

 Homem bate panela em protestro em SP durante discurso da presidente Dilma na TV (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)Homem bate panela em SP durante propaganda do PT na TV (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

 

 

Vaias, gritos e batidas em panelas foram ouvidos na noite desta quinta-feira (6) durante programa eleitoral do PT em rede nacional de rádio e televisão, do qual participaram a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em sua fala, Dilma afirmou que sabe suportar "pressões e injustiças", sem mencionar casos específicos. Ao final da propaganda, que durou 10 minutos, foi feita uma referência irônica aos protestos, com panelas cheias de comida e o narrador dizendo que o PT "foi o partido que mais encheu a panela dos brasileiros".   




Fonte: G1

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Ela obteve a nota média de 621,4 pontos - a 543ª média dentre as 15.640 escolas de todo o País

 

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou ontem as notas das escolas paraenses que participaram da edição do ano passado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2014). Os dados abrangem os resultados de 351 escolas em todo o Estado. Nelas, 31.446 estudantes fizeram o Enem (69,4% dos alunos aptos para a avaliação). A divulgação dos dados de 2014 marca o terceiro ano consecutivo em que o governo federal não apresenta a média geral em formato de ranking.
O levantamento traz as médias dos alunos por escola em cada uma das quatro provas objetivas (ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática), e também na redação. No geral, a maior média do Estado nas provas objetivas foi do Colégio CEI, uma escola privada de pequeno porte em Icoaraci, que participou do exame com apenas 27 alunos (100% de participação). Ela obteve a nota média de 621,4 pontos - a 543ª média dentre as 15.640 escolas de todo o País que participaram da avaliação. O desempenho se deve as médias de 652,7 pontos, em ciências humanas; 627, em matemática; 609,7, em ciências da natureza; e de 596,2, em linguagens. Em redação, a nota também foi uma das maiores do Estado: 609,68 pontos. 
Logo em seguida, surge o Sistema de Ensino Equipe, com média de 621,3 pontos nas provas objetivas - 544º no ranking nacional - e 613,12 pontos na redação - melhor desempenho das escolas paraenses. Na terceira e quarta posição do Estado, aparecem mais duas escolas particulares de Belém, o Centro de Estudos John Knox e o Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, com médias nas provas objetivas de 614,9 pontos e 612, respectivamente.




A única escola não privada a participar do rol das 15 melhores médias do Pará no Enem 2014 é a Escola de Ensino Infantil Fundamental e Médio Tenente Rego Barros, de administração federal, com 611 pontos nas provas objetivas. Na sequência surgem o Colégio Santa Catarina de Sena (604,9), de Belém; a Sociedade Educacional Integrada Humana do Brasil (593,3), de Santarém; o Centro de Ensino Técnico Ideal (585,9), de Belém; o Sistema de Ensino Universo (588,7), também de Belém; e o Sistema Educacional Evangélico Logos (587,3), de Ananindeua.
Já a outra ponta do ranking paraense é totalmente dominado por escolas estaduais do interior. A média mais baixa nas provas objetivas foi da Escola Manoel da Vera Cruz que fica em Curralinho, na ilha do Marajó, com média 430,88 - 190,52 pontos abaixo do melhor resultado médio do Estado. Na prova de redação, a nota da escola de Curralinho foi ainda mais baixa, 304,65 - disparidade acima de 300 pontos com o melhor desempenho estadual. No inglório título das cinco piores médias ainda constam a Escola de Ensino Médio Julião Bertoldo de Castro, de Bagre, com 438,7 nas provas objetivas; a escola Julia Passarinho, de Cametá, com 438,8; outra escola estadual de Curralinho, a Prado Lopes, com 439; e a Itabocal, de Irituia, com 439,6.



Fonte: Portal ORM

Volta do brasileiro e de Messi muda cara do Barcelona e deixa técnico Luis Enrique otimista para decisões das próximas semanas contra Athletic e Sevila

 

Neymar e Messi gol Barcelona x Roma (Foto: Reuters)Neymar precisou de apenas 25 minutos para marcar seu primeiro gol na temporada e deixar o Camp Nou de pé com sua magia. Depois de 38 dias de férias e uma semana treinando com o grupo, o brasileiro voltou a vestir a camisa do Barcelona e não decepcionou: foi dele o gol que abriu o placar na goleada por 3 a 0 diante do Roma, no torneio amistoso Joan Gamper.

O atacante voltou iluminado com seus dribles afiados e balançando as redes - havia sido dele o último gol do Barça na final da Champions contra o Juventus, partida que encerrou a temporada passada. Mais importante que isso, Neymar voltou em forma e deixou o técnico Luis Enrique satisfeito.

- Gostei do desempenho dele. Está em bom nível como todos. Esses jogadores quando vão para férias, recebem orientações, indicações de alimentação. São profissionais e sabem que precisam dar a importância. Chegaram em nível altíssimo - disse o treinador, tirando qualquer preocupação sobre as extensas e agitadas férias do craque.

Neymar é uma das principais esperanças da equipe para as primeiras decisões da temporada. O Barcelona não teve bom aproveitamento na pré-temporada. O time ganhou dois dos três jogos que disputou - com a goleada sobre o Roma no Joan Gamper já inclusa. A atuação no Camp Nou foi a melhor apresentada pela equipe e tem como fator determinante a volta do brasileiro e de Messi, autores de dois dos três gols na vitória desta quarta.

A dupla "NeyMessi" atuou por 60 minutos, embora fosse previsto que jogassem menos na partida do retorno. Ao lado de Suárez, formando o eficiente tridente autor de 122 gols na temporada passada, eles foram os mais perigosos e mudaram a cara do time.

-  Estivemos muito melhor ofensivamente contra o Roma do que no resto da pré-temporada. Nas situações defensivas já nos apresentávamos bem. Faltava o ataque, e isso nos dá confiança para os próximos jogos - analisou Luis Enrique.

Em seus dois anos de Barcelona, Neymar disputou apenas uma Supercopa, a da Espanha, logo em seu primeiro mês no clube, e marcou o gol do título, contra o Atlético de Madrid. Nesta temporada serão duas. A nacional é contra o Athletic de Bilbao, a partir do dia 15 de agosto. Antes, no dia 11, o duelo é pela taça da UEFA, contra o Sevilla, na Georgia.




Fonte: Globo.com 

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

O estudo mostra que cada cinco anos de uso de contraceptivos orais reduz o risco de câncer de endométrio em cerca de um quarto

 



Os contraceptivos orais impediram 200 mil casos de câncer de endométrio na última década, de acordo com nova pesquisa publicada terça-feira. No novo estudo, publicado na revista “The Lancet Oncology”, os pesquisadores analisaram dados de 27.276 mulheres com câncer no endométrio e de 115.743 mulheres saudáveis a partir de 36 estudos diferentes.
Eles estimam em suas conclusões que 400 mil casos da doença foram evitados por mulheres tomando contraceptivos orais nos últimos 50 anos, e 200 mil destes casos são dos últimos 10 anos.
O estudo mostra que cada cinco anos de uso de contraceptivos orais reduz o risco de câncer de endométrio em cerca de um quarto. Doses hormonais em contraceptivos orais caíram ao longo dos anos, mas as novas descobertas sugerem que mesmo a quantidade de hormônios usada hoje ainda oferece um benefício de proteção.
Uma vez que as pílulas fazem o corpo achar que a mulher está grávida, a quantidade de estrogênio natural que circula no corpo cai e reduz o risco de desenvolver a enfermidade.
O estudo também descobriu que quanto mais tempo as mulheres usarem contraceptivos orais, mais o risco diminuiria. Curiosamente, a redução do risco continuou por mais de 30 anos depois que as mulheres pararam tomar a pílula, sugerindo que o efeito protetor é prolongado.




Fonte: Portal ORM

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Trata-se da terceira vez que o número ultrapassa a barreira dos 10 mil desde o início da apuração de dados deste tipo

 

 

A onda de calor que atinge o Japão fez 25 mortos na semana passada, quando um número recorde de mais de 11 mil japoneses foram atendidos nas unidades de urgências com sintomas provocados pelas altas temperaturas, informou hoje (4) o governo.
Segundo um relatório publicado pela Agência de Gestão de Incêndios e Desastres, entre 27 de julho e 2 de agosto, 11.672 pessoas foram transportadas para o hospital, dos quais 25 morreram antes de chegar às unidades – o número mais alto registrado este verão.

 Foto: APFoto: AP 
Trata-se da terceira vez que o número ultrapassa a barreira dos 10 mil desde o início da apuração de dados deste tipo, no ano de 2008.
Do total, 4.757 pessoas deram entrada em hospitais no fim de semana, quando as temperaturas superaram os 35 graus Celsius (ºC) em Tóquio e os 39ºC na prefeitura de Gunma – a norte da capital –, com índices de umidade acima dos 63%.
Segundo o documento, 312 pessoas apresentaram sintomas agudos que requerem internamento superior a três semanas, enquanto 3.736 tinham sintomas moderados que levam a um período de permanência no hospital mais curto.
Metade dos casos diz respeito a pessoas com idade superior a 65 anos, de acordo com os dados publicados pela agência japonesa.


Fonte: Portal ORM

Atriz - que estreou na TV aos 7 anos de idade e arrasa corações com seu charme - faz aniversário nesta terça-feira, 4.

 

 Bruna Marquezine (Foto: Gerard Giaume/ Revista COSMOPOLITAN)Arrasando em mais uma capa de revista (Foto: Gerard Giaume/ Revista COSMOPOLITAN)

 

 São só duas décadas, mas Bruna Marquezine – que completa 20 anos nesta terça-feira, 4, - já acumula alguns grandes momentos na teledramaturgia brasileira, chama atenção por sua vida pessoal, e está cada vez mais gata.

Bruna Marquezine começou a atuar cedo. Bem cedo. Com apenas 4 anos de idade, Bruna Reis Maia – ela adotou o Marquezine como nome artístico em homenagem à avó -, já era vinculada a uma agência de pequenos talentos. A menina colocou a carinha a primeira vez na TV em uma participação no extinto programa dominical “Gente Inocente”, quando tinha apenas 7 anos. 

Ao longo da trajetória da atriz, ela também passou a ser uma das queridinhas para editoriais de moda, capas de revista e até como garota-propaganda de produtos de beleza. Mostrando que sua força vai além da Televisão.



Fonte: Site Ego 

Duas pessoas estão desaparecidas.
Tragédia ocorreu em prédio de 3 andares em Thane.

 

 

Pelo menos 12 pessoas morreram na Índia, sete ficaram feridas e duas permanecem desaparecidas após o desabamento de um edifício residencial de três andares nesta terça-feira (4) na cidade de Thane, próxima a Mumbai.
A queda do imóvel aconteceu por volta das 2h (horário local, 17h30 de segunda-feira, 3, em Brasília) e desde então as equipes de emergência trabalham no resgate de sobreviventes, disse um porta-voz da corporação municipal, Sandeep Malvi.

 Máquinas são usadas para a retirada de destroços após prédio ruir na Índia (Foto: Rafiq Maqbool / AP Photo)Máquinas são usadas para a retirada de destroços após prédio ruir na Índia (Foto: Rafiq Maqbool / AP Photo)


Dos escombros foram recuperados 12 corpos, enquanto duas pessoas permanecem desaparecidas entre os destroços do edifício e sete moradores foram transferidos a um hospital com diversas ferimentos.
Malvi informou que o edifício estava em péssimas condições, possível motivo da tragédia.
Os desabamentos são frequentes na Índia, devido ao precário estado das infraestruturas e à falta de manutenção, fatores alimentados pela corrupção e práticas ilegais que dominam o setor da construção.





Fonte: G1