terça-feira, 25 de agosto de 2015

Levantamento feito pelo IBGE mostra que 88 mil pessoas dizem ter algum tipo de deficiência

 

No Pará, aproximadamente 88 mil pessoas (1,1% da população) possuíam deficiência física, como paralisias, amputações, deformidades e nanismo, de acordo com a 3ª Pesquisa Nacional de Saúde, produzida entre 2013 e 2014 e divulgada na última sexta-feira (21), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro. O percentual era maior entre homens (1,4%) do que entre as mulheres (0,8%). De acordo com o estudo, 0,4% dos deficientes do Estado (32 mil indivíduos) nasceu com a deficiência e 56 mil (0,7%) adquiriram por meio de alguma doença ou acidente.
Os dados levantados pelo IBGE também revelam que 6,2% da população brasileira têm algum tipo de deficiência. A pesquisa considerou quatro tipos de deficiências: auditiva, visual, física e intelectual. Entre os tipos de deficiência pesquisados, a visual é a mais representativa e atinge 3,6% dos brasileiros, sendo mais comum entre as pessoas com mais de 60 anos (11,5%). O grau intenso ou muito intenso da limitação impossibilita 16% dos deficientes visuais de realizarem atividades habituais como ir à escola, trabalhar e brincar.
Entre os 44 mil cidadãos com deficiências intelectuais, no Estado, 37 mil nasceram deficientes (0,5% do total da população), oito mil foram acidentados ou ficaram doentes (0,1%), 21 mil possuíam deficiência em grau intenso ou muito intenso de limitações, chegando a não conseguir realizar atividades habituais (47,1%), 15 mil não tinham limitações das atividades habituais (32,9%) e 23 mil frequentavam algum serviço de reabilitação total. 

Foto: Paula Sampaio/ O LiberalFoto: Paula Sampaio/ O Liberal       Fonte: Portal ORM

 

Categories:


Blog da Sorriso com informações sobre política, famosos, esportes, canais de beleza, saúde e vídeos * Blog da Rádio Sorriso

0 comentários:

Postar um comentário