sexta-feira, 5 de junho de 2015

Grávidas e crianças formam público que menos aderiu à campanha deste ano

 

Hoje (5) é o último da campanha nacional de vacinação contra a gripe, mas o Pará ainda não atingiu a meta de 80% do Ministério da Saúde. Até ontem (4), o Pará havia imunizado 1.061.045 milhão de pessoas contra o vírus Influenza, cobertura de 72% do público prioritário. Sobre os 144 municípios paraenses, a Coordenação de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) informou que 53 já alcançaram a taxa, enquanto outros 30 municípios, principalmente os próximos a áreas ribeirinhas e de difícil acesso, estão com baixa adesão à campanha. A vacina previne complicações, internações e mortes por gripe.

 

 
Foto: Shirley Penaforte/AmazôniaFoto: Shirley Penaforte/Amazônia  
Os postos de saúde não atenderam o público durante o feriado. Hoje, cabe aos municípios oferecer a vacina ou dar a campanha como encerrada desde a última quarta-feira, 3. Em Belém, as 54 salas de vacinação estarão funcionando hoje, de 8h às 17 horas. A capital vacinou 70% das 311,870 mil pessoas dos grupos prioritários - crianças de seis meses a cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); portadores de doenças crônicas não transmissíveis, sendo necessário documento que comprova a patologia; população privada de liberdade e aos funcionários do sistema prisional. A dose só é contraindicada a pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
A coordenadora municipal de Imunizações, Maria Nazaré Athayde, disse que após o fim da campanha haverá um balanço para identificar as unidades de saúde que cumpriram a meta e avaliar a possibilidade de manter imunização nos bairros com baixa adesão. “As crianças têm uma adesão um pouco menor. É o último dia. Quem não se vacinou é importante que vá para garantir a vacinação”, apelou.
Para a coordenadora estadual de Imunizações, Jaíra Ataíde, a gripe estará sob controle no Estado a partir da cobertura mínima de 80% de todos os grupos priorizados pelo Ministério da Saúde. Ela relatou que a maior procura é feita por idosos e crianças, e que o grande desafio é levantar o índice de vacinação entre gestantes. O órgão não divulgou dados referentes a esses grupos. “Estamos tendo a coletânea dos dados do pessoal que foi para as áreas de difícil acesso. Depois, a gente vai fazer um balanço”, disse. “Quem tiver a oportunidade de procurar os postos de vacinação, que busque o seu direito de cidadania. É uma proteção a si e ao seu entorno”, completou a coordenadora. Para receber a dose, é importante levar o cartão de vacinação e o documento de identificação. As pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais também precisam apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.
                         Fonte: Portal ORM

Categories:


Blog da Sorriso com informações sobre política, famosos, esportes, canais de beleza, saúde e vídeos * Blog da Rádio Sorriso

0 comentários:

Postar um comentário