quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Município enfrenta problemas na saúde e educação, mas tem muito a comemorar

Castanhal, no nordeste paraense, comemora hoje mais um aniversário de emancipação. O município foi criado pelo Decreto-lei N° 600, assinado pelo interventor federal do Pará, Magalhães Barata. Depois, com a abertura de rodovias, especialmente a Belém-Brasilia, iniciou a última fase de colonização com grupos populacionais de outras regiões do País, a exemplo do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. A ‘’Cidade Modelo’’ chega aos 83 anos de fundação enfrentando sérios problemas na área de saúde e segurança pública, incluindo o atraso no pagamento de pessoal da rede municipal de saúde e dos serviços prestados pelos maiores hospitais conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda assim, há o que se comemorar, sobretudo se for considerada a beleza natural do lugar, repleto de igarapés e paisagens amazônidas. 
Em seu site oficial na internet, a Prefeitura de Castanhal anuncia a programação comemorativa, incluindo show previsto para ontem à noite, na Praça da Estrela, com a Banda 007 e a grande atração nacional Israel Novaes, representante do gênero ‘’sertanejo universitário’’. Distante 68 km de Belém, Castanhal tem uma população de 186.895 habitantes, o que o coloca como o mais populoso município do nordeste paraense. A cidade tem privilegiada posição geográfica no mapa do Pará. É cortada pela BR-316 – principal rodovia federal e via de ligação entre a capital paraense e o resto do Brasil, posição estratégica para o escoamento da produção local.

 Foto: O Liberal/ArquivoFoto: O Liberal/Arquivo 
Nas últimas semanas, o município pautou o noticiário com paralisação e ameaça de greve na rede pública de saúde. No ano passado, a área de segurança também ganhou destaque com a greve dos guardas municipais, em protesto contra o descumprimento de um acordo. Ontem, a promotora de justiça, Francylucy Galhardo do Vale, que responde interinamente pela Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais e do Patrimônio Público, do Ministério Púbico Estadual, em Castanhal, informou à reportagem que continua investigando a situação da saúde pública no município. Na semana passada, atendendo chamado do MPE, o prefeito Paulo Sérgio Rodrigues Titan, do PMDB, compareceu à sede do órgão e se comprometeu a fazer o repasse de valores devidos às redes pública e privada de saúde. “Continuo acompanhando e investigando  a situação’’, disse a promotora.  
A situação da saúde pública na cidade se agravou desde o início deste ano, quando um dois maiores hospitais particulares que fazem atendimento conveniado com o SUS paralisou suas atividades. A maternidade do Hospital São José chegou a fechar no dia 7 deste mês. O Hospital Francisco Magalhães também ameaçou parar. A unidade atende cerca de 600 bebês por ano e grávidas de alto risco e alega que, diante da situação, demitiu 21 funcionários. O chefe de gabinete da Prefeitura de Castanhal, Marcelo Porpino, a princípio admite uma dívida com a rede de saúde no valor de R$ 3 milhões, no entanto, justifica o débito com atrasos no repasse por parte da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa). Na semana passada, a Prefeitura iniciou o pagamento dos Hospitais conveniados, bem como dos servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que chegaram a cruzar os braços este mês. O compromisso é liquidar a dívida até o dia 31 de janeiro. Enquanto a situação não se resolve por completo na saúde pública, hoje, 28, feriado municipal em Castanhal, haverá show na Praça da Estrela, a partir das 20h. A Noite Gospel, como está sendo anunciada a festa, terá como atrações locais a banda Som Manancial, Expresso Pentecostal e a cantora Mylla Karvalho.
Fonte: Portal ORM
Categories:


Blog da Sorriso com informações sobre política, famosos, esportes, canais de beleza, saúde e vídeos * Blog da Rádio Sorriso

0 comentários:

Postar um comentário