terça-feira, 4 de novembro de 2014

Estado, com mais de 430 mil inscritos, é o quinto com maior alta nesta edição

 

O crescimento de 31,46% nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio, em relação a 2013, no Pará, está sendo comemorado pela Secretaria de Estado de Educação. Em todo o estado são 433.868 inscritos, o que transforma o Pará no quinto estado onde o número de inscrições mais cresceu. No sábado, 8, e no domingo, 9, os estudantes de todo o Brasil vão às provas do Enem. Só em Belém e Ananindeua, um total de 290 escolas vai abrigar a aplicação do exame, num processo que envolve mais de 14 mil colaboradores somente nestes dois municípios. 
Segundo o diretor de Ensino Médio da Seduc, George Castro, trata-se de um crescimento recorde. A Região Metropolitana de Belém, que inclui além da capital, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara, concentra quase 50% dos inscritos. E Belém tem a maior concentração de candidatos, de acordo com Castro: 132.769 inscritos; seguida por Ananindeua, com 38.517.
Orientações práticas e de estratégia para um bom resultado, segundo os educadores, podem deixar claro o que pode e o que não pode durante a realização das provas. Castro alerta para problemas que os candidatos podem enfrentar, ao não observar as orientações do exame, correndo o risco de não fazer a prova. “Todos os anos temos várias ocorrências”, lamentou Castro.
Ele diz que todo o cuidado com o relógio é pouco. Os alunos devem chegar ao local de prova uma hora antes do início da prova. No Pará isso significa chegar às 11 horas. A atenção é necessária devido ao Horário Brasileiro de Verão (HBV), pois a prova começa às 12 horas, horário local no Pará, 13horas em Brasília.
Entre as proibições impostas ao candidato, estão óculos escuros, bonés, toucas ou gorros. É proibido, ainda, o uso de celular, ipod, tablet, palmtop ou qualquer outro equipamento similar. Nem mesmo o uso de relógio é permitido, ressaltou Castro. 

Foto: Tarso Sarraf/ O Liberal Foto: Tarso Sarraf/ O Liberal 
Algumas outras precauções também são necessárias. Para José Ricardo Alencar, coordenador de Ensino Médio da Seduc, o descanso no dia anterior é essencial. “O aluno precisa estar repousado para fazer a prova”, disse o professor.
Além disso, George Castro lembra a importância de visitar o local de prova antecipadamente para que se estabeleça com antecedência qual o melhor itinerário até o local.

PROVA 
Na resolução dos itens da prova, os educadores explicam que o candidato possui no máximo três minutos para resolver cada questão. Se possível, alerta Castro, “é melhor reduzir esse tempo para dois minutos e meio”. Ele aconselha que o candidato resolva o conjunto de questões de uma determinada área do conhecimento para depois passar à seguinte.
Devido aos níveis de dificuldade de resposta aos itens, José Ricardo Alencar orienta que cada candidato responda aos itens “mais fáceis”, potencializando acertos e mantendo a coerência que também define o resultado. “Reservar tempo para marcar o cartão de resposta é outra das preocupações que o candidato deve ter”, acrscenta José Ricardo. “Serão necessários 20 a 30 minutos para concluir a marcação”, calcula o coordenador.
A preocupação com o bem estar, durante a realização do exame, faz com o que os especialistas orientem o candidato a levar também água e um alimento leve, um lanche para enfrentar as horas da prova.
No sábado, 8, são 4 horas e 30 minutos de prova, mas no domingo, 9, o tempo sobre para 5 horas e 30 minutos, pois nesse dia o candidato fará também a redação. “A redação precisa ter um mínimo de oito linhas escritas, preferencialmente em letra cursiva”, finaliza José Ricardo Alencar. Ele alerta que a redação não pode ser assinada ou conter símbolos, indicativos de código de identificação”.






Fonte: Portal ORM

Categories:


Blog da Sorriso com informações sobre política, famosos, esportes, canais de beleza, saúde e vídeos * Blog da Rádio Sorriso

0 comentários:

Postar um comentário